COMO CRIAR UM POST VIRAL: 6 PASSOS QUE DEVE FAZER ANTES DE PUBLICAR UM POST
Criar um post no blog deve ser fácil, certo? Mas será mesmo assim?
Se você cria um texto com qualidade, sem erros, com boas imagens e publica e pensa que o trabalho está todo feito. Engana-se!
Isso não basta para que o seu post desperte a atenção dos leitores e muito menos que fique bem posicionado no ranking do Google.
Há todo um trabalho por detrás, que deve ser feito para ajudar a impulsionar os seus posts.
Desta forma, vou enumerar 7 passos essenciais que deve realizar antes de publicar o seu post.
São dicas simples, mas que ajudam muito a impulsionar o seu conteúdo.
Como otimizar os seus posts para SEO:
1. Escreva um título cativante
O título é o primeiro contacto que o leitor terá com o seu post. Por isso, tente despertar a atenção dele com palavras fortes como: aprenda, inacreditável, melhor, chocante…etc.São apenas alguns exemplos para que perceba que há palavras com um grande poder para despertar a curiosidade do seu leitor.
Para entender melhor, deixo um exemplo em baixo:
“3 Dicas incríveis que vão fazer o seu tráfego explodir! “
ao invés de
“3 Dicas para fazer o blog crescer“
Percebeu a diferença?Não se esqueça que o título é a porta de entrada para mais leitores no seu blog.
Por isso deve prestar imensa atenção nele. No entanto, não basta escolher um título forte e chamativo, também tem de trabalhar um pouco o SEO nele.
Para isso, inclua no título a palavra-chave do seu conteúdo e não escreva um título gigante (máx. 65 caracteres).
As palavras-chave é aquilo que as pessoas digitam nos mecanismo de pesquisa (tais como o google), quando procuram por algo.
Tenha sempre a noção que quando escreve, tem de ser para o seu público e para o nosso amiguinho SEO. Para ambos, um sem o outro não resulta.
Recomendação: Caso queira aprender como pesquisar as melhores palavras-chave para a sua publicação, leia este artigo: Aprenda Como Colocar os Artigos do Seu Blog no Top 10 do Google!
2. Cuidado com a url do seu post
Antes de publicar o post, deve ter em atenção à url do mesmo. No blogger tem a opção de mudar a url se desejar.Para isso, vá em “link permanente” e escolha “link permanente personalizado”.
É importante que verifique sempre antes de publicar, assim evita urls como este:
“https://www.bastidoresdeumagirlboss.com/2019/03/dicas-para-impulsionar-o.html“
No exemplo em cima, a url está com uma frase inacabada.Isto para SEO é terrível! Ainda por cima não possui a palavra-chave. O correcto seria:
“https://www.bastidoresdeumagirlboss.com/2019/03/dicas-para-impulsionar-o-crescimento-do-blog.html“
Não se esqueça, depois de publicar já não consegue mudar a url do post!3. Descrição da Pesquisa
Este é outro passo essencial que não pode ser deixado de lado. Se o blogger nos oferece estes recursos, é porque são importantes e não devem ser deixados em branco.Neste espaço, coloque uma descrição do seu post. É aqui que tem de convencer o leitor a ler.
Esta pequena descrição parece desnecessária, mas tem um papel importante quando partilha o seu post nas redes sociais. É este pequeno excerto que aparece com a url do post quando partilhado.
São estas poucas palavras que vão despertar a atenção do leitor, depois de ler o título. Não se esqueça também de incluir as palavras-chave na descrição!
4. Imagens
Já está cansada de saber que boas imagens, são meio caminho andado para conquistar um leitor e que toda a aparência de um post conta muito.No entanto, pode utilizar essas imagens a seu favor e ajudar a que o seu post fique melhor posicionado.
A primeira coisa a fazer quando faz o download da imagem, é mudar o nome do ficheiro para um que tenha a ver com o conteúdo do post.
Nada de adicionar ao post, imagens com o nome: img.192838. Isso para SEO não vale nada.
Mude o nome para um que contenha a palavra-chave do seu conteúdo. Feito isto e depois de carregar a imagem, tem de adicionar o atributo text alt.
Para conseguir adicionar este atributo, basta clicar em cima da imagem e depois em “propriedades”.
Vão aparecer 2 campos. Preencha os mesmos com uma breve descrição da imagem, usando a palavra-chave do seu conteúdo.
Depois guarde e verá que quando passar o rato por cima delas, aparecerá a descrição que criou. Isto ajuda muito a indexar o post no google.
É importante também adicionar imagens pinterest-friendly. Hoje em dia o Pinterest é uma ferramenta importante para o crescimento dos blogs.
É através dele que muitos blogs conseguem maior visibilidade. Por isso, se ainda não adicionou o botão do Pinterest às suas imagens, tem de o fazer o mais depressa possível.
Está a perder imensas oportunidades de divulgação.
5. Links Internos
Os links internos, são links de posts anteriores que recomenda no seu post mais recente. Isso para além de ser muito vantajoso para si, pois segura o leitor mais tempo no seu blog, ajuda o google a rastrear e a indexar mais posts.Esta forma de link building, é a forma que o google encontra para descobrir as melhores páginas sobre uma assunto e classificá-las nos seus resultados de pesquisa.
Quanto mais links direcionarem para o seu blog, melhor posicionado ele estará.
6. Rever a publicação
A última etapa antes de publicar, é rever todo o texto para que não haja erros.É muito desanimador para o leitor, estar a ler uma publicação e os erros serem frequentes.
Nesta etapa, aconselho imenso a rever mais do que uma vez o texto. Acontece muitas vezes, os erros não serem percetíveis na primeira revisão.
Descanse a vista, e mais tarde faça uma nova revisão. Mas não fique assustada se o seu texto tiver um erro esporádico.
Acontece a todos, mesmo depois de muito rever. Não pode deixar é que se torne recorrente.
Pode até escrever um post espetacular, mas se ele não estiver bem posicionado, de nada lhe irá servir.
Para complementar o que aprendeu hoje, recomendo a leitura de marketing digital fórmula e negócio online
CURSOS para começar a vender muito, o mesmo que eu fiz quando comecei
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