05 junho, 2020

HOME OFFICE : "APRENDA A TRABALHAR REMOTAMENTE DE FORMA AFETIVA"


“Home Office:Esse novo modelo de trabalho está sendo implementado no mundo inteiro. Por isso, saber como se adaptar à uma nova realidade pode ser um pouco difícil. Separamos dicas fundamentais nesse guia completo para ter sucesso no trabalho em casa.Confira!”
home office é uma maneira se trabalhar remotamente. Ou seja, uma oportunidade para você cumprir suas tarefas no conforto de seu lar, gerindo sua produtividade. Ou trabalhar em espaços específicos para trabalhadores remotos. Esta realidade atrai cada vez mais profissionais e empresas em todo o mundo.
A modalidade Home Office apresenta bons resultados na produtividade em diversas áreas, já que, quando bem utilizado, deixa o funcionário muito mais produtivo.
Pois funcionários estão cada vez mais felizes com este modelo. Já que, quem não gostaria de poder ter mais autonomia de horários, poder ficar mais perto da família ou então fugir do trânsito e das rotinas de um escritório?


Guia Definitivo para Criar um Negocio Online na Internet

E para fugir dessa rotina, o profissional pode usar um espaço em casa ou então outras alternativas, como um café ou coworking, desde que tenha um computador e acesso à internet. Claro, dependendo de sua área de atuação pode precisar de outros equipamentos.
E essa tendência global começa a se popularizar mais no Brasil. Em 2017, o espaço de coworking Spaces, divulgou um estudo, publicado no Brasil Econômico, revelando que 55% dos 900 profissionais consultados no país já trabalham em home office uma vez por semana.
Assim, a tendência é que o regime de home office tende a crescer bastante no Brasil, ainda mais com essa pandemia do coronavírus.
A pandemia mundial de coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pegou muita gente de surpresa. A Covid-19, doença causada pelo vírus, teve uma rápida propagação em mais de 140 países, inclusive no Brasil.
À medida em que a doença avança nos países, aumenta a preocupação das pessoas em relação aos cuidados e prevenção para evitar o contágio. Um deles é o isolamento social e quarentena, em que as pessoas devem ficar em casa.
E devido ao fácil contágio, autoridades de saúde recomendam  evitar aglomerações para diminuir os riscos de contágio.
Diante disso, empresas ficam expostas a dois cenários, demitir seus funcionários ou implementar o Home Office forçado. Empresas que não conseguem aderir à esse modelo, tiveram que demitir seus funcionários, e com isso há uma procura muito maior sobre formas de ganhar dinheiro na internet.
Enquanto isso, as empresas que conseguem adotar essa nova forma de trabalho, passaram a liberar seus funcionários para fazer home office e assim ter uma maior segurança, além de evitar a propagação do vírus.
A modalidade, que em inglês quer dizer escritório em casa, permite que pessoas e empresas se conectem à distância.
Assim, se tornou a alternativa adotada por muitas corporações para permitir que os funcionários cumpram suas tarefas. E as empresas já perceberam as diversas vantagens que essa modalidade traz.
Por ter se tornado uma necessidade, muitas pessoas não estão habituadas com este novo modelo de trabalho e nem sabem como produzir, sem ter o chefe do lado.
Se você tem dúvidas sobre como realizar o home office durante a quarentena, leia este artigo, que mostra detalhes sobre o trabalho em casa e por onde você pode começar.


Descubra o que é Home Office e como se dar bem nesse modelo de trabalho.

O que é Home Office?

Home Office é também conhecido por trabalho remoto, neste formato de trabalho as pessoas trabalham em outros ambientes fora da empresa.
O termo vem do inglês, que numa tradução literal significa escritório em casa. Porém, o significado tem um sentido maior do que somente um escritório em casa.
Assim, muitas pessoas usam um notebook e trabalham em um café, por exemplo, e também estão no regime de home office.
O Home Office também pode ocorrer em espaços específicos para isso, que são conhecidos por coworking.

O que é Coworking?

O Coworking é um espaço de trabalho, onde os trabalhadores não têm vínculo entre si, isto é, trabalham para diferentes empresas e compartilham o mesmo ambiente de trabalho.
Os coworkings alugam espaços de trabalho para que as pessoas possam exercer suas atividades. Muitas pessoas optam por usar coworking para desenvolver uma rede de contatos e também pelo ambiente que é oferecido nestes espaços.

Como Funciona o Trabalho em Casa?

Apesar de parecer vantajoso, o home office não é uma modalidade disponível para todos os perfis profissionais. Essa forma de trabalho é indicada para algumas profissões que dependem de um computador e uma boa conexão com a internet.
Pode ser redator, designer, programador, editor, tradutor, atendimento onlinefreelancer, entre outras. Ou seja, não é necessário comparecer na sede ou escritório da empresa mesmo que eventualmente.
Por isso é importante que a empresa e o profissional avaliem se as atividades podem se encaixar neste regime. Ou seja, o home office só funciona se tiver uma estrutura necessária e se o profissional tiver um perfil bem disciplinado.
Assim, é preciso ferramentas de comunicação online têm que dar conta de todas as tarefas e responsabilidades do cargo.
Vantagens e Desvantagens de Home Office
Trabalhar com home office é o desejo de muitas pessoas, pois ficar em casa sem precisar enfrentar trânsito e transporte público ou poder flexibilizar os horários é atrativo. Por outro lado, pode ser complicado auxiliar nos cuidados com filhos em casa, por exemplo.
Por isso, veja algumas vantagens e desvantagens do home office antes de decidir migrar para esta forma de trabalho.

Vantagens

Existem diversas vantagens e desvantagens para quem opta por trabalhar em casa. Porém, seja em tempo integral, ou apenas alguns dias da semana, o home office é vantajoso em diversos pontos, como:

1 – Flexibilidade

Já citamos neste artigo que um dos principais benefícios do home office é a flexibilidade que ele oferece. Pois assim, o profissional pode organizar o tempo e cada atividade como acharem melhor e conciliar com as atividades pessoais.
Não precisar acordar tão cedo ou ir dormir tão tarde, organizar a agenda e conseguir ir à academia, atividades de lazer ou tarefas domésticas é uma possibilidade que conquista cada vez mais pessoas.

2 – Comodidade

Trabalhar na comodidade de casa é outra vantagem do home office. Isso significa não se estressar com trânsito ou transporte público lotado. Assim, você poderá poupar esse tempo aumentando ainda mais sua produtividade. Tudo no conforto de seu lar.

3 – Qualidade de vida

Quem trabalha com home office ganha, também, mais qualidade de vida. Pois pode aproveitar melhor o dia e consequentemente terá melhor qualidade em seu trabalho.
Isso significa menos estresse no dia a dia e mais motivação para o colaborador.

4 – Economia

economia é outra grande vantagem do home office. Tanto para o empregador quanto para o empregado. Pois gastos como alimentação, manutenção, transporte, entre outros, podem ser reduzidos e gerar mais renda para o trabalhador e a empresa.

5 – Conforto

Não é aconchegante poder trabalhar sem uniforme, de chinelo e roupas confortáveis? No sofá de casa ou em um ambiente aconchegante de casa, o conforto é, também, um dos benefícios mais adorados por quem trabalha com home office.
Mas, é preciso ter cuidado, para não confundir conforto com mordomia, perdendo assim o foco e a produtividade.
Mas é preciso reconhecer que, como em qualquer trabalho, nem tudo é apenas positivo no home office.

Desvantagens de fazer home office

Quando se fala das vantagens e desvantagens do home office, também é preciso citar casos comuns que podem atrapalhar no trabalho, como:
  • Manter o controle do seu desempenho no dia pode ser mais difícil;
  • Distrações, como TV, internet, lanchinhos e até videogame são constantes;
  • Para trabalhar em home office deve-se investir em um mobiliário adequado, além de ter garantia de internet e equipamentos específicos, como computador;
  • Você pode se sentir solitário devido à falta de contato com outros funcionários;
  • Risco de vazamento de informações sigilosas é maior.
  • É preciso maior cuidado com a saúde, pois se adoecer será um dia de trabalho perdido, que pode fazer diferença na renda futuramente;
  • Além da saúde física, é preciso redobrar cuidados com a saúde emocional e psicológica.
Mas com disciplina e cuidados é possível trabalhar com home office sem ser prejudicado.


Conheça as Desvantagens do Home Office

Como montar um home office

Agora vamos às dicas práticas para montar sua estação de trabalho em casa, com os itens indispensáveis. Veja:

1 – Suporte para laptop

Se você trabalha apenas com laptop, é extremamente necessário ter um suporte para que ele fique na altura dos olhos. Assim, sua postura ficará correta.
Se possível, inclua um cooler, componente que ajuda a manter a máquina sempre resfriada e evitará problemas como lentidão e instabilidade. Assim garantindo mais vida útil ao seu instrumento de trabalho e deixando-o sempre rápido.

2 – Teclado externo e mouse

Digitar no próprio teclado do notebook, principalmente se ele estiver sobre um suporte, além de ser desconfortável, é um risco para sua articulação.
Por isso, você precisa incluir um teclado externo e um mouse na sua estação de trabalho. Eles auxiliam na ergonomia, evitando o desgaste do notebook e reduzindo os riscos de superaquecimento.

3. Monitor

Um monitor externo pode aumentar a sua produtividade, pois proporciona conforto e facilidade para a execução de tarefas.
Naturalmente, um monitor a mais aumenta sua área de visualização é confortável para os olhos, tornando o trabalho mais rápido e eficiente.
Um exemplo: você pode manter as referências necessárias para a execução de uma tarefa em um dos monitores e a produção de fato no outro.

4. Fone de ouvido

Especialmente para quem trabalha home office com audiovisual, o uso do equipamento é fundamental para a execução das tarefas.
Mas também pode ajudar na concentração, se você tem o costume de trabalhar ouvindo música, por exemplo.
Uma boa pedida para fugir de barulhos externos, como latidos de cachorro ou a reforma do vizinho. Especialmente neste período de quarentena, em que muitas pessoas estão em casa.

5. Cadeira

Apesar de não estar na ordem desta lista, comprar uma boa cadeira para o seu home-office deve ser uma prioridade. Não adianta investir em eletrônicos e comprar uma cadeira qualquer.
Sua cadeira precisa garantir o conforto e ergonomia necessários para manter a atenção e energia durante o trabalho.
Por isso, invista em um bom móvel, pensando em longo prazo na sua saúde e qualidade de vida.
Você pode optar por cadeiras específicas para escritório, com regulagens de braço e altura, ou cadeiras gamer, que oferecem ainda mais conforto e adaptabilidade.

6. Bloco de notas

Fazer anotações durante o trabalho ajuda na produtividade. E você pode usar o bloco de notas tanto de forma física quanto digital.
Você pode preferir um documento digital, post-its ou um planner, desde que tenha um modo de manter registros diários de tarefas, pendências e ideias.
Assim como no escritório, você passará por momentos com grande fluxo de trabalho e terá que se lembrar de todos os detalhes para não perder prazos.

7. Calendário

Para uma melhor organização em seu home office, tenha também um calendário, para ter planejamento e cumprir suas tarefas no prazo.
Pois apenas você estará controlando sua agenda ou supervisionando suas ações.Para isso, mantenha um calendário, agenda, planner ou mesmo bullet journal para os compromissos e tarefas em dia.
Outra boa ferramenta que você pode apostar é o Google Agenda é uma boa ferramenta para organizar datas de reuniões e entregas, por exemplo.


Como montar um Home Office e Trabalhar em Casa.

10 Dicas para Trabalhar Home Office

1 – Arrume seu Home Office

Separe uma mesa em sua casa onde será o seu home office. Dê preferência a um local mais isolado, com o mínimo de barulho e arrumado exclusivamente para isso (se for possível).
Evite trabalhar na cama, mesa utilizada para refeição ou no sofá. Todos esses locais impedirão que você entre no clima de trabalho e exigirá ainda maior esforço para que você se mantenha no foco.

2 – Mantenha uma rotina

Acorde no mesmo horário de sempre, e realize as atividades como se fosse sair para o trabalho. Coloque roupas adequadas ao trabalho, Evite trabalhar de pijama, pois ele pode dar uma ideia de que você não está no clima de trabalho.
Acordar tarde e já sentar na mesa de trabalho, de pijama pode ser super bacana no início do home office, mas a longo prazo isso é desmotivador e um forte agente depressor.
Se faz atividade física pela manhã, mantenha-se em atividade e busque exercícios que você possa fazer em casa.
Utilize o tempo que você usaria no deslocamento para fazer alguma atividade extra que surgirá em função da nova realidade. Por exemplo, defina as atividades das crianças, lave a louça ou até mesmo pare e faça uma meditação, oração, alongamento, etc.

3 – Tenha concentração 

Vá até aquele local que você separou para o trabalho e mantenha o focoSe concentre nas suas atividades e evite ficar levantando toda hora para fazer uma coisa ou outra. No computador, evite entrar nas redes sociais ou outros sites.
Estabeleça um horário para se manter concentrado e cumprir suas funções sem interrupções. Caso tenha familiares em casa, converse para que eles respeitem o momento de seu trabalho.
Enfim, é o momento de criar uma nova rotina, mas sem mexer demais na rotina que já tinha. Tente apenas recompor o tempo vago com as atividades extras que aparecerão durante esse período.

4 – Mantenha seu local de trabalho organizado

Afinal de contas, o seu escritório residencial não pode ser uma bagunça completa. Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.
Evite a tentação de pensar “Ora, eu não estou na firma, ninguém vai ver a minha bagunça, mesmo”.
Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém.

5 – Assuma a responsabilidade 

Na modalidade de home office, muitas vezes não temos o acompanhamento visual de nossos gestores. Assim não têm como saber exatamente o que estamos fazendo.
Ou seja, no home office você deve ser mais responsável ainda pelas atividades. Neste período de quarentena, crie metas para que todas as tarefas sejam realizadas.
Será fundamental que todos pensem como donos e assumam a responsabilidade pela execução das suas tarefas.

6 – Faça pausas

Home office não significa que você precisa ficar horas sentado em frente ao computador. É importante que faça pequenas pausas, para descanso da mente e do corpo.
Além das pausas, defina horários para horário de almoço e descanso. Alimentar-se adequadamente também é importante para a sua produtividade.
Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente impossível. Com certo distanciamento, muitas vezes, se consegue enxergar a situação como um todo.
Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador. Faça uma pausa pela causa.

7 – Busque contato humano

Evite o isolamento completo, e quando possível, busque formas de interação humana. Use o telefone para falar com colegas e supervisores, sem se limitar apenas ao contato online.
No dia a dia, tente ir à padaria, converse com o vizinho mais próximo. Mas lembre-se dos cuidados em relação à transmissão de coronavírus, como, por exemplo, manter uma distância de dois metros da pessoa.

8 –  Tenha metas realistas

Trace metas diárias que se encaixem no seu cotidiano. E seja realista, não estipule muita demanda ou prazos apertados se não irá conseguir cumpri-los.
Manter uma rotina organizada e com metas cumpridas é muito mais vantajoso para o seu trabalho home office.

9 – Exercícios mentais 

Outra solução para se manter atento e focado no home office são a meditação e exercícios mentais.
Ninguém consegue ser produtivo o tempo todo, e é necessário manter pausas entre as tarefas, mesmo que pequenas.
Existem diversos aplicativos com funções de relaxamento e meditação. O tempo de descanso é de aproximadamente dois minutos, que ajudam a manter a concentração e acabam com o estresse causado por tarefas de trabalho.

10 – Relaxe

Não é porque está em casa, com acesso ao trabalho que você deve trabalhar 24/7 (24hrs por dia / 7 dias por semana). Nesse momento teríamos outro tempo para deslocamento. Utilize para realizar as atividades extras, lembra?
Se organize para aproveitar melhor os dias de descanso. Você pode definir uma rotina de trabalho de segunda a sexta e tirar os fins de semana de folga. Ou pelo menos o domingo. O importante é não deixar o trabalho tomar conta de sua vida.
Pois a principal ideia do home office é que ele leve vantagens a sua vida.


Confira Dicas para Trabalhar em Home Office.

7 Dicas sobre home office para empresas 

No período de quarentena de coronavírus, muitas empresas optaram por liberar o home office para os funcionários. Mas algumas precisam se adaptar à esta nova realidade. Por isso, veja as dicas abaixo, voltadas para as corporações:

1 – Estrutura

Com a mudança para home office, há a necessidade de uma adaptação rápida. Por isso os empregadores devem ficar atentos à estrutura tecnológica que a empresa oferece ao funcionário,
Equipamentos adequados ou até mesmo o acesso à internet no domicílio são fundamentais. É viável para todos realizarem o trabalho de casa? É papel da empresa e dos gestores mapear possíveis dificuldades e contorná-las.

2 – Comunicação

É hora de combinar a melhor estratégia para comunicação da empresa. O time pode usar diversos canais, como Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou mesmo o WhatsApp para manter o contato.
É melhor combinar de acordo com o perfil dos funcionários, evitando a dificuldade de se adaptar a uma tecnologia desconhecida.

3 – Vídeo chamadas

Se possível, invista em vídeo chamadas e videoconferências para reuniões. Sem ver a expressão dos outros, muitos podem confundir a intenção das falas, o que gera ruídos na comunicação e desentendimentos.
Então, combine com a equipe o melhor horário e dia para que todos possam participar.

4 – Administração de tempo

Mesmo que a equipe não esteja no mesmo ambiente físico, é fundamental que todos se comportem como se estivessem. Mantenha os mesmos horários de jornadas dos funcionários.
Assim, a  liderança deve reger como será a operação remota, combinando os detalhes, com cobrança e com a administração do tempo.
Pois estar mais tempo online não significa que a equipe está mais presente ou produtiva. A dica é combinar entregas periódicas, seja no dia, seja na semana, para cada time.

5 – Reuniões

Mesmo que não seja por vídeo chamadas, faça reuniões com a equipe para definir pontos importantes. Assim, a equipe ficar atualizada do contexto geral e tirar a sensação de isolamento.
A medida também ajuda como aviso para marcar o fim do expediente, mostrando que não será cobrada uma resposta por mensagem ou e-mail do funcionário após certo horário.

6 – Busque uma certa informalidade 

Todos sabemos que essa mudança, em muitos casos brusca, pode ser difícil, mas manter a humanidade neste processo pode ser útil. Atitudes como compartilhar experiências, foto da mesa de trabalho, foto do horário de almoço, fazer reuniões por vídeo no jardim de casa ou até mesmo combinar um happy hour online contribuem para a boa produtividade.
O líder tem um papel importante aqui, mostrando boas iniciativas que os colaboradores podem copiar e assim encararem o período de reclusão como positivo.

7 – Paciência e empatia

Todo processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. Mantenha sempre o canal aberto para dúvidas e orientações.
Outra dica é em relação ao atual cenário. Comunique aos colaboradores sobre medidas que passem segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, o modelo de trabalho remoto, as expectativas de produtividade e eventuais conflitos.


Dicas sobre Home Office para as Empresas não deixarem nada de fora no seu planejamento.

Como usar o Celular em Home Office

Uma das principais distrações para o trabalho home office é o celular. Mas existem algumas ferramentas e aplicativos podem ser úteis, já que suas funções ajudam a manter a concentração
Assim, você poderá manter a produtividade de um dia de trabalho típico em uma empresa. Confira, na lista abaixo, algumas das soluções:

1 – Controlar as notificações

O excesso de notificações na tela do celular pode atrapalhar a concentração. Ferramentas como o Tempo de Uso do iPhone e Bem-estar Digital do Android permitem que você tenha acesso a informações como o tempo gasto em aplicativos e sites, possibilitando que ajustes de limites de tempo em apps sejam definidos.
Outro recurso é o “Repouso” do Tempo de Uso do iPhone possibilita o bloqueio das notificações. Assim, você escolhe o que quer receber. Pode-se bloquear notificações de aplicativos de lazer quando está trabalhando, e silenciar notificações de trabalho ao final do expediente.

2. Limite o uso de apps

Um dos recursos disponíveis nos apps Tempo de Uso do iPhone e Bem-estar Digital do Android é o de limitar o uso de aplicativos específicos.
No iPhone, quando a ferramenta “Tempo de Uso” é ativada, você terá acesso a um gráfico que informa a quantidade de tempo gasto em aplicativos e sites. O recurso “Limite de Apps” possibilita que você defina um limite diário de acesso para esta categoria, bloqueando o uso de redes sociais ou jogos enquanto está trabalhando, por exemplo.

3. Temporizadores

Aplicativos de organização pessoal também podem ser úteis já que possuem recursos específicos para auxiliar na realização de tarefas. Além disso, definir o tempo que será gasto para cada atividade pode ajudar a aumentar o ritmo de produtividade.
Os aplicativos de relógio dos próprios celulares compreendem a função de “Timer” ou “Temporizador” que podem ser ativadas na realização de tarefas de trabalho. Você pode programar atividades, estipular o tempo que será necessário para concluí-las, e ativar a função de temporização. Também existem apps mais completos com essas funções, próximos a planners para planejamento diário de atividades.

4 – Quando possível, evite o celular

Mas a melhor forma de manter a disciplina para cumprir metas é esquecer o celular durante o trabalho. Os smartphones costumam ser a principal fonte de distração no trabalho, mas também podem ser utilizados para benefício próprio a partir de apps que ajudam a manter a concentração.


Evite Distrações

Conclusão

Agora que você já descobriu tudo que é necessário para desempenhar bem o seu trabalho no modelo Home Office, lembre-se de ver o que você já sabe fazer bem e o que ainda tem à melhorar para se dar bem nesse novo cenário.
Aproveite e usufrua dos benefícios que o trabalho em casa oferece, mais tempo e liberdade para fazer suas tarefas domésticas ou se aperfeiçoar no trabalho
Saiba equilibrar o alto desempenho e produtividade do trabalho com o lazer e o descanso em casa. Por isso, é fundamental seguir as nossas dicas sobre o espaço de trabalho, recursos materiais, vestimenta e manter a rotina mais próxima possível que você tinha de quando ia até a sede da empresa para trabalhar.
Espero que você se dê muito bem com esse novo estilo de trabalho!
O que achou dessas dicas? Tem mais alguma dúvida sobre como aumentar a produtividade trabalhando em casa? Deixe o seu comentário e será um prazer responder para você.


🔴 O que é HomeOffice?

Trata-se de uma expressão em inglês que significa escritório em casa. É uma forma de trabalho utilizado por profissionais independentes, autônomos e Freelancers.

🔴O que é Trabalho Remoto?

É a execução de qualquer trabalho que seja possível realizar à distancia. Normalmente utilizado por profissionais das áreas de tecnologia, comunicação e marketing. Além disso, é chamado também como teletrabalho.

🔴 Como desenvolver o trabalho em home office?

Para desenvolver o trabalho em home office é necessário que o profissional adote alguns comportamentos e estratégias para garantir a mesma performance e qualidade do trabalho presencial, tais como: Ter um espaço de trabalho em casa, Realizar gestão de Tarefas, Ter Concentração, Responsabilidade, Ter um local de trabalho limpo e organizado, fazer pausas entre atividades, cuidar da mente e do corpo e entre outras.

🔴Como conseguir vagas em home office?

Para conseguir vagas em Home Office você precisa conhecer os tipos de trabalho que permitem esse modo de trabalho, verificar se suas habilidades e trajetória profissional o credenciam para se candidatar à vagas em home office, Organizar o seu currículo ou Portfólio enfatizando suas habilidades. Além disso, utilizar ferramentas para pesquisas de emprego como Infojobs, Linkedin e Catho.

🔴Como encontrar empresas que contratam home office

Para encontrar boas oportunidades nesse modelo de contratação, você pode contar com sites de buscas de emprego como Infojobs, Catho e Vagas.com.br. Também é importante fazer uso, pesquisar vagas e se conectar com pessoas no Linkedin. Além disso, pesquise ideias de trabalho que você pode realizar como autônomo. Isso pode ser mais rápido e lucrativo para você conseguir uma oportunidade.
    CONHEÇA O FÓRMULA NEGÓCIO ON-LINE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Anúncios

Postagens Mais Vistas