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09 julho, 2020
"O que é SEO | Guia Completo para Otimizar o Seu Site para os Mecanismos de Busca em 2020"
“SEO ( do inglês Search Engine Optimization ) são técnicas de otimização do seu site ou blog, com o objetivo de aparecer nos resultados das pesquisas dos usuários do Google e outros mecanismos de buscas. Para isso, o seu conteúdo deve ser de qualidade e relevante para as pesquisas feitas pelos usuários, considerando uma determinada palavra-chave de pesquisa”
Hoje você vai aprender o que é SEO (Search Engine Optimization) e também como montar uma estratégia de SEO.
Você sabia que todos os dias milhares de novos blogs são lançados e milhares de artigos publicados?
A internet recebe um mar de informação e o Google tem como missão mostrar para as pessoas as melhores publicações de cada tema. E é por isso que você precisa entender o que é SEO e como aplicá-lo em sua estratégia.
O Google trabalha com um sistema de palavras-chave.
Assim, para cada pesquisa, o sistema de algoritmos do Google vai buscar mostrar para o usuário os melhores sites e blogs que irão atender exatamente aquilo que foi pesquisado.
Entender o que é SEO e como usá-lo da melhor forma vai fazer com o seu artigo seja a resposta que o usuário procura, posicionando-o nas primeiras páginas do Google.
Assim, você recebe visitantes no seu site que querem saber exatamente do assunto do seu conteúdo publicado.
As estratégias de SEO irão te ajudar a gerar muitas oportunidades de negócios.
Mas, calma… Eu sei que pode parecer muito confuso, mas no decorrer do artigo você vai entender o que é SEO e vai aprender como utilizá-lo em seu negócio.
Vai aprender como usar e vai saber como posicionar os artigos do seu blog nas primeiras posições do Google.
Mas, antes de entrarmos em mais detalhes sobre o que é SEO, vamos entender o que é essa estratégia e como o Google funciona.
O que é SEO (Search Engine Optimization)
O Google possui um sistema de algoritmos que monitora a internet 24 horas por dia.
O objetivo do Google, com esse sistema, é entregar para os seus usuários o melhor conteúdo sobre o assunto pesquisado.
E ele faz isso por um sistema de palavras-chave, que são as pesquisas que as pessoas fazem.
Usuário vai ao Google e pesquisa: “como trabalhar em casa”.
A primeira página vai mostrar os 10 primeiros resultados, que é chamado de SERP, que é um ranking de posicionamento. Esses 10 resultados são os que mais recebem cliques. Quanto melhor sua posição no ranking mais cliques e mais pessoas estão visitando o seu site ou blog.
Para montar a SERP, o Google avalia uma série de fatores, como a qualidade do conteúdo, a relevância da palavra-chave, a autoridade do site, os backlinks e centenas de outros.
Muitos desses pontos que o Google analisa podem ser melhorados com técnicas específicas.
Para a pesquisa “como trabalhar em casa”, aplicamos diversas técnicas de SEO e estamos atualmente (06/03/2020) na segunda posição. E temos recebido centenas de visitantes que fazem essa pesquisa no Google.
Posicionar no Google é o principal motivo para que você entenda o que é SEO.
“Mas, então Alex, o que é SEO…? ”
SEO são técnicas de otimização do seu site ou blog, para que o Google entenda que o seu conteúdo é bom e mostre os resultados para os usuários, levando em conta as buscas de uma determinada palavra-chave. No nosso caso acima, a palavra-chave foi “como trabalhar em casa”.
SEO é o que você precisa fazer para que seu artigo seja bem ranqueado no Google.
Assim, seu blog recebe visitantes, você captura leads e realiza mais vendas.
Com técnicas de SEO, você vai trazer pessoas até o seu blog, porém, você precisa entender como ganhar dinheiro com o seu blog.
Aqui no Blog NucleoExpert temos um Guia Completo, sobre o assunto, clique aqui para ler.
O nosso blog NucleoExpert recebeu mais de 1 milhão de visitantes vindos do Google em 2019.
O SEO é com certeza uma das melhores estratégias de marketing digital, pois uma vez que foi feito o investimento inicial e o blog for posicionado, o retorno tende a ser muito positivo.
Neste caso, você não precisa investir tanto no Google Ads, pois você já vai estar posicionado no Google.
A evolução do SEO
O primeiro mecanismo de busca da internet foi o Architext, no ano de 1993 e, depois, tornou-se o Excite.
Depois do sucesso do Excite, começaram a aparecer buscadores parecidos com ele.
Entre os buscadores que surgiram nessa época, estão o Yahoo e o Google, respectivamente nos anos de 1994 e 1997, para ser mais exato.
O Google foi criado por Larry Page e Sergey Brin, com o intuito de fazer dele uma ferramenta de busca de grande proporção e deixar essas buscas mais organizadas, através do uso da estrutura de links para determinar o grau de relevância dos sites para entregar os resultados que os usuários procuram.
A inspiração para isso surgiu dos artigos e pesquisas científicas das universidades.
Isso porque, os artigos e pesquisas que recebe citações de outros autores de artigos e pesquisas ou de revistas científicas, são considerados no meio acadêmico como os mais confiáveis, ou seja, cria uma reputação positiva.
Por esse motivo, Larry Page desenvolveu o Pagerank, que é uma métrica com escala de 0 a 10 e que calcula a quantidade e a qualidade dos links recebidos.
Por causa desse revolucionário mecanismo de busca, o Google foi considerado o principal site de buscas no “Top 100 Web Sites”, da revista PC Magazine, em 1997.
Além disso, a revista também escreveu que o Google “tem uma capacidade de retornar resultados extremamente relevantes”.
O termo SEO (Search Engine Optimization) foi citado pela primeira vez nesse mesmo ano (1997), por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner, no livro “Net Results”.
De acordo com os autores, o termo SEO surgiu a partir de uma conversa sobre o posicionamento do site da banda de Jefferson Starship nos resultados dos sites de buscas.
Eles perceberam que quando utilizaram o nome da banda mais vezes no conteúdo do site, como palavra-chave, o site retornou à primeira posição nos resultados de busca.
A partir daí chamaram essa nova técnica de Search Engine Optimization (SEO).
Nessa época, as estratégias de SEO eram apenas enviar o site para os buscadores e fazer otimização da página, como por exemplo, repetir várias vezes a palavra-chave no decorrer do conteúdo.
Depois que o Google se popularizou, os profissionais de SEO perceberam a importância de metrificar os links.
Foi a partir daí que as estratégias de link building surgiram, com técnicas confiáveis e autênticas para obter links, como também surgiram técnicas que visam apenas uma boa avaliação do site, sem se importarem com a qualidade do conteúdo oferecido.
São técnicas que manipulam os mecanismos apenas para ranquear.
Essas técnicas são conhecidas como Black Hat SEO.
No ano de 2000 foi lançada a ferramenta Google Toolbar para Internet Explorer, apresentando o Pagerank dos sites, com escala de 0 a 10.
Foi a partir daí que as técnicas de link building se popularizaram e ficaram mais fáceis de serem mensuradas.
Ainda no ano 2000, foi lançado o Google AdWords, com resultados patrocinados, que aparecem junto aos resultados orgânicos.
No ano de 2003 foi lançada a primeira grande atualização do algoritmo do Google, que foi chamado de Florida e que mudou radicalmente o SEO até hoje.
O Flórida era um filtro aplicado nas pesquisas e os anúncios eram identificados através das palavras-chave utilizadas.
O algoritmo funcionava “excluindo” dos resultados muitos sites que, antes, apareciam no ranking.
O alvo dessa “limpa” eram sites afiliados, que possuíam domínios com palavras-chave que “denunciavam” que eram sites comerciais e que, além disso, também possuíam links apontando para a página inicial desses sites.
Na época em que essa atualização foi lançada, os donos desses sites ficaram indignados, pois essa estratégia, até então, era o que mais gerava tráfego e vendas para os seus sites.
Mas, mesmo com toda essa revolta, os resultados dessa atualização foram bem positivos, pois, depois dela, começaram a surgir sites com mais qualidade e os donos de sites comerciais passaram a investir mais em seus sites, o que contribuiu para melhorar o posicionamento.
Depois disso, o Google lançou outras atualizações, para, dessa forma, diminuir os resultados de sites que continham estratégias obscuras, melhorando cada vez mais a qualidade das respostas que os usuários obtinham.
Em cada atualização que o Google lança, surgem também burburinhos sobre o fim do SEO.
Mas, a otimização de sites para mecanismos de busca é focada em entregar melhor resposta que o usuário busca.
A otimização é feita para oferecer a melhor experiência para o usuário, dentro do site, respeitando as regras impostas pelo Google.
Hoje o Google é o buscador mais popular no mundo todo, por isso, você vai encontrar mais informações sobre ele mais adiante.
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