“SEO ( do inglês Search Engine Optimization ) são técnicas de otimização do seu site ou blog, com o objetivo de aparecer nos resultados das pesquisas dos usuários do Google e outros mecanismos de buscas. Para isso, o seu conteúdo deve ser de qualidade e relevante para as pesquisas feitas pelos usuários, considerando uma determinada palavra-chave de pesquisa”
Hoje você vai aprender o que é SEO (Search Engine Optimization) e também como montar uma estratégia de SEO.
Você sabia que todos os dias milhares de novos blogs são lançados e milhares de artigos publicados?
A internet recebe um mar de informação e o Google tem como missão mostrar para as pessoas as melhores publicações de cada tema. E é por isso que você precisa entender o que é SEO e como aplicá-lo em sua estratégia.
O Google trabalha com um sistema de palavras-chave.
Assim, para cada pesquisa, o sistema de algoritmos do Google vai buscar mostrar para o usuário os melhores sites e blogs que irão atender exatamente aquilo que foi pesquisado.
Entender o que é SEO e como usá-lo da melhor forma vai fazer com o seu artigo seja a resposta que o usuário procura, posicionando-o nas primeiras páginas do Google.
Assim, você recebe visitantes no seu site que querem saber exatamente do assunto do seu conteúdo publicado.
As estratégias de SEO irão te ajudar a gerar muitas oportunidades de negócios.
Mas, calma… Eu sei que pode parecer muito confuso, mas no decorrer do artigo você vai entender o que é SEO e vai aprender como utilizá-lo em seu negócio.
Vai aprender como usar e vai saber como posicionar os artigos do seu blog nas primeiras posições do Google.
Mas, antes de entrarmos em mais detalhes sobre o que é SEO, vamos entender o que é essa estratégia e como o Google funciona.
O que é SEO (Search Engine Optimization)
O Google possui um sistema de algoritmos que monitora a internet 24 horas por dia.
O objetivo do Google, com esse sistema, é entregar para os seus usuários o melhor conteúdo sobre o assunto pesquisado.
E ele faz isso por um sistema de palavras-chave, que são as pesquisas que as pessoas fazem.
Usuário vai ao Google e pesquisa: “como trabalhar em casa”.
A primeira página vai mostrar os 10 primeiros resultados, que é chamado de SERP, que é um ranking de posicionamento. Esses 10 resultados são os que mais recebem cliques. Quanto melhor sua posição no ranking mais cliques e mais pessoas estão visitando o seu site ou blog.
Para montar a SERP, o Google avalia uma série de fatores, como a qualidade do conteúdo, a relevância da palavra-chave, a autoridade do site, os backlinks e centenas de outros.
Muitos desses pontos que o Google analisa podem ser melhorados com técnicas específicas.
Para a pesquisa “como trabalhar em casa”, aplicamos diversas técnicas de SEO e estamos atualmente (06/03/2020) na segunda posição. E temos recebido centenas de visitantes que fazem essa pesquisa no Google.
Posicionar no Google é o principal motivo para que você entenda o que é SEO.
“Mas, então Alex, o que é SEO…? ”
SEO são técnicas de otimização do seu site ou blog, para que o Google entenda que o seu conteúdo é bom e mostre os resultados para os usuários, levando em conta as buscas de uma determinada palavra-chave. No nosso caso acima, a palavra-chave foi “como trabalhar em casa”.
SEO é o que você precisa fazer para que seu artigo seja bem ranqueado no Google.
Assim, seu blog recebe visitantes, você captura leads e realiza mais vendas.
Com técnicas de SEO, você vai trazer pessoas até o seu blog, porém, você precisa entender como ganhar dinheiro com o seu blog.
Aqui no Blog NucleoExpert temos um Guia Completo, sobre o assunto, clique aqui para ler.
O nosso blog NucleoExpert recebeu mais de 1 milhão de visitantes vindos do Google em 2019.
O SEO é com certeza uma das melhores estratégias de marketing digital, pois uma vez que foi feito o investimento inicial e o blog for posicionado, o retorno tende a ser muito positivo.
Neste caso, você não precisa investir tanto no Google Ads, pois você já vai estar posicionado no Google.
A evolução do SEO
O primeiro mecanismo de busca da internet foi o Architext, no ano de 1993 e, depois, tornou-se o Excite.
Depois do sucesso do Excite, começaram a aparecer buscadores parecidos com ele.
Entre os buscadores que surgiram nessa época, estão o Yahoo e o Google, respectivamente nos anos de 1994 e 1997, para ser mais exato.
O Google foi criado por Larry Page e Sergey Brin, com o intuito de fazer dele uma ferramenta de busca de grande proporção e deixar essas buscas mais organizadas, através do uso da estrutura de links para determinar o grau de relevância dos sites para entregar os resultados que os usuários procuram.
A inspiração para isso surgiu dos artigos e pesquisas científicas das universidades.
Isso porque, os artigos e pesquisas que recebe citações de outros autores de artigos e pesquisas ou de revistas científicas, são considerados no meio acadêmico como os mais confiáveis, ou seja, cria uma reputação positiva.
Por esse motivo, Larry Page desenvolveu o Pagerank, que é uma métrica com escala de 0 a 10 e que calcula a quantidade e a qualidade dos links recebidos.
Por causa desse revolucionário mecanismo de busca, o Google foi considerado o principal site de buscas no “Top 100 Web Sites”, da revista PC Magazine, em 1997.
Além disso, a revista também escreveu que o Google “tem uma capacidade de retornar resultados extremamente relevantes”.
O termo SEO (Search Engine Optimization) foi citado pela primeira vez nesse mesmo ano (1997), por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner, no livro “Net Results”.
De acordo com os autores, o termo SEO surgiu a partir de uma conversa sobre o posicionamento do site da banda de Jefferson Starship nos resultados dos sites de buscas.
Eles perceberam que quando utilizaram o nome da banda mais vezes no conteúdo do site, como palavra-chave, o site retornou à primeira posição nos resultados de busca.
A partir daí chamaram essa nova técnica de Search Engine Optimization (SEO).
Nessa época, as estratégias de SEO eram apenas enviar o site para os buscadores e fazer otimização da página, como por exemplo, repetir várias vezes a palavra-chave no decorrer do conteúdo.
Depois que o Google se popularizou, os profissionais de SEO perceberam a importância de metrificar os links.
Foi a partir daí que as estratégias de link building surgiram, com técnicas confiáveis e autênticas para obter links, como também surgiram técnicas que visam apenas uma boa avaliação do site, sem se importarem com a qualidade do conteúdo oferecido.
São técnicas que manipulam os mecanismos apenas para ranquear.
Essas técnicas são conhecidas como Black Hat SEO.
No ano de 2000 foi lançada a ferramenta Google Toolbar para Internet Explorer, apresentando o Pagerank dos sites, com escala de 0 a 10.
Foi a partir daí que as técnicas de link building se popularizaram e ficaram mais fáceis de serem mensuradas.
Ainda no ano 2000, foi lançado o Google AdWords, com resultados patrocinados, que aparecem junto aos resultados orgânicos.
No ano de 2003 foi lançada a primeira grande atualização do algoritmo do Google, que foi chamado de Florida e que mudou radicalmente o SEO até hoje.
O Flórida era um filtro aplicado nas pesquisas e os anúncios eram identificados através das palavras-chave utilizadas.
O algoritmo funcionava “excluindo” dos resultados muitos sites que, antes, apareciam no ranking.
O alvo dessa “limpa” eram sites afiliados, que possuíam domínios com palavras-chave que “denunciavam” que eram sites comerciais e que, além disso, também possuíam links apontando para a página inicial desses sites.
Na época em que essa atualização foi lançada, os donos desses sites ficaram indignados, pois essa estratégia, até então, era o que mais gerava tráfego e vendas para os seus sites.
Mas, mesmo com toda essa revolta, os resultados dessa atualização foram bem positivos, pois, depois dela, começaram a surgir sites com mais qualidade e os donos de sites comerciais passaram a investir mais em seus sites, o que contribuiu para melhorar o posicionamento.
Depois disso, o Google lançou outras atualizações, para, dessa forma, diminuir os resultados de sites que continham estratégias obscuras, melhorando cada vez mais a qualidade das respostas que os usuários obtinham.
Em cada atualização que o Google lança, surgem também burburinhos sobre o fim do SEO.
Mas, a otimização de sites para mecanismos de busca é focada em entregar melhor resposta que o usuário busca.
A otimização é feita para oferecer a melhor experiência para o usuário, dentro do site, respeitando as regras impostas pelo Google.
Hoje o Google é o buscador mais popular no mundo todo, por isso, você vai encontrar mais informações sobre ele mais adiante.
Quer aprender como criar um link para o seu número do WhatsApp?
Aqui você vai aprender como criar um link direto para o seu número do WhatsApp e ainda como usar esta estratégia para ganhar $$$.
Criar um link para o seu número do WhatsApp é a maneira mais simples de você compartilhar o seu contato, pois, basta clicar no seu link que a pessoa vai direto para uma conversa com você pelo WhatsApp.
Dessa forma, seus clientes não precisam digitar o seu número no celular deles para poder enviar uma mensagem para você.
Neste artigo (tutorial) você vai aprender muito mais do que criar o link para o WhatsApp, vai aprender também como usar o WhatsApp para ganhar dinheiro na Internet.
→ O bom vendedor precisa estar presente onde as pessoas estão, e atualmente as pessoas estão no WhatsApp.
Utilize o WhatsApp Web
Se você ainda não usa o WhatsApp Web, comece a usar esse recurso hoje mesmo e você vai ver como isso vai facilitar a sua comunicação com os clientes, pois sempre que alguém clicar em seu link do WhatsApp, a caixa de diálogo vai abrir e vocês já vão poder conversar.
Dessa forma, fica ainda mais fácil e rápido de o cliente (ou lead ) entrar em contato com você e ser atendido.
Isso aumenta suas chances de realizar uma venda. As pessoas gostam de facilidade e de agilidade na hora de comprar.
Bom, vamos aprender como criar um link para o seu número do WhatsApp!
Como criar um link para o seu número do WhatsApp
Siga os passos abaixo para criar um link para o seu número do WhatsApp.
Substitua todos os zeros pelo número do seu celular, começando pelo DDD da sua cidade e, em seguida, acrescentando o “9”, antes do número (caso a sua cidade utilize o “9”);
Depois que você fizer isso, clique em “enviar mensagem”, para abrir o seu WhatsApp Web (caso você esteja usando o computador) ou copie a URL do navegador para encurtar o seu link;
Encurte o seu link do Whatsapp
Você sabe que quando uma pessoa vê um link estranho, cheio de códigos e símbolos, ela fica desconfiada e, geralmente, não clica.
Então, use o Bit.ly para encurtar o link do seu número do WhatsApp, pois, dessa forma, o link fica mais “bonito” e mais atrativo.
Siga os passos abaixo e veja como é fácil encurtar o link do seu número do Whatsapp, para compartilhar com todos os seus contatos.
Copie a URL que você modificou;
Acesse o site do Bit.ly e cole a URL que você copiou para criar um link encurtado;
Com o link encurtado, as pessoas clicam com mais confiança e você pode fazer suas métricas para saber quantas pessoas clicaram, entre outras informações importantes.
Edite o seu link, como você desejar e, em seguida, clique em “save”;
Pronto, o link do seu número do Whatsapp já está gerado e pronto para você sair divulgando para os seus clientes e futuros clientes.
Divulgue o link do seu número do WhatsApp para impulsionar o seu negócio no marketing digital
Aproveite esse recurso que o WhatsApp oferece para impulsionar o seu negócio online. O que não falta é estratégia para divulgar o seu link.
Coloque o link do seu número do WhatsApp em seu blog, na sua página do Faceboook, etc., pois quando o cliente quiser falar diretamente com você, basta clicar no seu link, em vez de digitar o seu número de celular.
Crie anúncios com o botão de call to action direcionado para o seu link do WhatsApp (caso você trabalhe com anúncios no Facebook).
Coloque o seu link do WhatsApp na descrição dos seus vídeos do YouTube, em botões de CTA de “Fale conosco” ou “Saiba mais”, etc. Use a sua criatividade para divulgar o seu link no máximo de lugares possível.
Como colocar o seu link do WhatsApp no Instagram
Colocar o link do seu número do WhatsApp no Instagram é uma estratégia excelente para criar um relacionamento com os seus clientes e impulsionar o seu negócio.
E agora que você já sabe como criar um link para o seu número do WhatsApp, você vai aprender como colocar esse link no Instagram, para impulsionar o seu negócio e aumentar as suas chances de realizar vendas.
Coloque o seu link do WhatsApp na sua BIO do Instagram para que os seus visitantes e clientes possam entrar em contato com você, de maneira direta e intimista.
Colocar o seu link do WhatsApp na sua BIO do Instagram é bem simples, como você pode ver no passo a passo abaixo: #1 Acesse o seu perfil do Instagram e clique em “Editar perfil”;
#2 Na sua BIO, cole o seu link encurtado no campo “Site”;
#3 Depois, clique em “Enviar”.
Pronto! Em alguns instantes, o link do seu número do WhatsApp já estará disponível na sua BIO do Instagram, para que os seus seguidores entrem em contato direto com você.
O crescimento do WhatsApp
Até este ano de 2018, o número de usuários ativos por mês no WhatsApp é de 1,5 bilhão, no mundo todo.
E o número de brasileiros que utilizam o WhatsApp só vem crescendo e a tendência é aumentar ainda mais.
Mas o interesse dos usuários vai muito além da simples troca de mensagens de texto.
O Status do WhatsApp (que são fotos ou vídeos curtos que desaparecem em 24 horas) compete com o Stories do Instagram (recurso bem parecido) em relação ao número de usuários.
Tanto o Status do WhatsApp, quanto o Stories do Instagram, pertencem ao Facebook. O Instagram é o primeiro colocado no mundo, entre os mais populares e o WhatsApp é o segundo.
O número de usuários do WhatsApp, aqui no Brasil, é tão grande quanto a audiência dos maiores canais de comunicação, como rádios, jornais e televisão.
O crescimento do WhatsApp no Brasil também está relacionado com a expansão da cobertura da internet móvel em todo o país.
Além disso, o WhatsApp é bastante estratégico, pois é democrático, alcançando todas as classes sociais.
Utilize o WhatsApp para criar relacionamento com o cliente
Criar e manter um bom relacionamento com o cliente é muito importante para o sucesso do seu negócio online. E você pode utilizar o WhatsApp como grande aliado para isso.
Construir um bom relacionamento com os seus clientes e com o público-alvo pode trazer ótimos resultados para o seu negócio online, pois o público valoriza não só a qualidade do produto, mas, também, a qualidade do atendimento.
O bom relacionamento é um fator decisivo para manter os seus clientes, tanto quanto outras estratégias de marketing, pois sem um relacionamento com o cliente fica bem difícil de atingir bons resultados para o seu negócio.
E quando você faz o cliente se sentir importante, demonstrando isso para ele, você consegue conquistá-lo.
Mas, como em qualquer relacionamento, você precisa se dedicar diariamente, para mantê-lo vivo.
Para isso, você precisa construir um relacionamento de proximidade com os seus clientes, para criar um elo de confiança e lealdade, fortalecendo cada vez mais esse relacionamento.
E nada melhor do que utilizar o WhatsApp para facilitar esse processo.
Atenda o seu cliente como se ele fosse único, para que ele sempre volte, garantindo um relacionamento de longo prazo, impulsionando cada vez mais o seu negócio online.
Utilize o Status do WhatsApp para promover o seu negócio
Use o Status do WhatsApp para promover o seu negócio, pois o aplicativo possibilita não só a comunicação com o cliente através do recurso de mensagens, como também através do Status.
Como eu já te falei, o Status permite que você publique fotos e vídeos curtos que desaparecem em 24 horas. Você pode usar esse recurso para divulgar os produtos que você promove como afiliado e os serviços que você oferece, além de promoções e ofertas.
Utilize o WhatsApp para vender seus produtos de afiliado
Todo mundo já sabe que disponibilizar o link de afiliado nas redes sociais é uma ótima estratégia para vender produtos.
Mas, o que muita gente ainda não sabe é que disponibilizar o link do WhatsApp nessas redes sociais aumentam as chances de criar um relacionamento intimista com o cliente, aumentando, também,a possibilidade de vender.
Direcione os seus visitantes e seguidores para o seu WhatsApp, disponibilizando o seu link em todos os lugares onde o seu público-alvo se encontra.
Crie uma lista de transmissão no WhatsApp
Crie uma lista de transmissão para conseguir atingir muitos clientes de uma só vez, de maneira rápida e bem simples, enviando uma mensagem conjunta.
Se você souber aproveitar esse recurso, vai conseguir ter um alcance muito grande de conquistar clientes, potencializando ainda mais o WhatsApp, como estratégia de marketing digital.
Quer aprender como colocar vários links na Bio do Instagram e disponibilizar vários conteúdos do seu blog para divulgar o seu negócio online?
Eu vou te mostrar como faz isso, agora mesmo!
Vamos lá?
Como o Instagram não aceita links nas publicações, muitos usuários recorrem ao link da BIO para colocar vários links de sites, blogs, You Tube, Facebook, etc., em seus perfis.
E, como a gente só pode colocar uma URL no perfil do Instagram, quando você quer divulgar vários links, fica bem complicado.
Foi pensando nisso que eu resolvi trazer a solução.
Depois desse tutorial, você vai conseguir colocar vários links na BIO do Instagram, sem problema.
Bom, para saber como colocar vários links na Bio do Instagram, primeiro você vai acessar o Linktree.
Essa ferramenta vai te ajudar a agrupar várias URL no seu perfil.
No Linktree existem dois tipos de planos: um gratuito e outro pago, que possui mais recursos (Plano PRO). É só escolher o plano que você desejar.
Siga o passo a passo a seguir e aprenda como colocar vários links na Bio do Instagram agora mesmo.
Passo 1: Acesse o Linktree e, em seguida, clique em “Sign up with Instagram”;
Passo 2: Acesse a sua conta do Instagram, para autorizar o Linktree a pegar as informações do seu perfil;
Passo 3: Escolha um plano.
Se você escolher o plano gratuito, clique em “Continue with free”;
Caso escolha o plano PRO, para usar os recursos extras, clique em “Select with PRO”;
Passo 4: Preencha as informações que se pede e, em seguida, clique em “Save details”;
Passo 5: Agora que a sua conta do Instagram já foi cadastrada, acesse a sua conta no Linktree, para começar a colocar seus links na Bio do Instagram; Passo 6: Clique em “+add new button/link”, escreva o título e cole o link que você quer colocar na Bio do Instagram;
Passo 7: No botão do lado direito do link você pode ativar ou desativar a exibição do link;
Você também pode mudar a ordem de exibição dos links, arrastando para cima ou para baixo, o botão do lado esquerdo de cada link.
Acompanhe o Passo a passo
Passo 8: Depois que você colocar os links na ordem que deseja exibir, copie a URL, que se encontra no lado superior direito da página;
Passo 9: Acesse o seu perfil do Instagram e clique em “editar perfil”;
Passo 10: Cole o link que você copiou, na opção “Site”.
Viu como foi simples?
Agora você já pode deixar vários links disponíveis na BIO do Instagram para divulgar o seu negócio online, e os seus seguidores vão poder acessar vários conteúdos sobre o produto ou serviço que você promove.
Agora que você já sabe como colocar vários links na Bio do Instagram, aproveite essa funcionalidade e promova ainda mais o seu negócio online.
O Instagram é, sem dúvida, um ótimo local para você trabalhar as suas estratégias de marketing e promover o seu negócio online.
Quer aprender como fazer um blog? Como criar um blog de maneira fácil e bem rápida?
Neste artigo, eu vou te apresentar um passo a passo, detalhado e com imagens para você conseguir criar um blog e começar a compartilhar suas ideias.
Hoje, você encontra blog sobre todos os assuntos possíveis, seja sobre bebês, musculação, adestramento de cachorro ou física nuclear.
Não importa qual seja o assunto e se você é ou não um especialista, hoje, qualquer pessoa pode criar um blog.
E se você seguir o passo a passo que eu elaborei, tenho certeza que você vai conseguir criar um blog facilmente.
Eu te aconselho a ir lendo e fazendo cada passo deste artigo. No final do artigo, o seu blog já vai estar pronto e você já vai poder compartilhar o seu conhecimento com todos..
Defina o tema do seu Blog
Quando eu digo aqui “definir o seu tema” é definir seu nicho.
Isto é:
O seu blog vai falar de que?
Para qual tipo de pessoas ele vai ser direcionado?
Então, definir o nicho é definir qual tipo de pessoas que você quer atingir com o conteúdo do seu blog.
Esse é o passo fundamental que você precisa decidir antes de criar um blog.
Escolha temas que você se identifica
Como já falei, você não precisa ser um especialista para fazer um blog, basta ter conhecimento sobre aquele assunto, para passar para outras pessoas.
Um blog sobre investimentos não precisa ser feito por um analista profissional, basta que a pessoa tenha experiência e algum conhecimento sobre o assunto, para postar seus conselhos.
Escreva sobre temas que o seu público-alvo se interessa
Pesquise nas redes sociais, para descobrir o que as pessoas estão buscando.
Leia os comentários em blogs do mesmo nicho que o seu e utilize ferramentas, como o Google Trends.
É essencial saber se as pessoas se interessam pelo assunto que você quer escrever, antes mesmo de criar um blog.
Para te ajudar a tomar essa decisão, sobre qual tema escolher, eu vou te mostrar os 4 mercados no Marketing Digital.
Isso vai te ajudar a escolher, pois, dentro desses mercados, você tem grande potencial de ter sucesso. Vamos a eles:
Saúde/Fitness: Emagrecimento, sucos detox, como ganhar músculos, crossfit, alimentação natural, como ter uma vida mais saudável, estilo de vida, controle de diabetes e muitos outros nichos, dentro desse grande mercado;
Dinheiro/Negócios: Como ganhar dinheiro, como ganhar dinheiro na internet, como criar sites, como fazer investimentos, como investir no Tesouro Direto, como poupar dinheiro, como sair das dívidas, investimento em ações;
Relacionamento/Conquista: como arrumar namorado (a), como perder a timidez, como conquistar um amor, como ter um casamento mais feliz;
Autoajuda/Motivação/Liderança: Como ser um bom líder, motivação para o dia a dia, coaching.
Escreva sobre temas que tenham a ver com aquilo que você promove
Use o seu blog para postar conteúdos para a sua audiência, com informações sobre o seu produto ou serviço.
Como Fazer um Blog Segmentado
Pesquise algo dentro desses segmentos que você mais tenha afinidade e interesse, usando a técnica dos 3 círculos:
Paixão | Problema | Medo: Algo que você tenha paixão, um problema ou medo que você já resolveu ou superou; Algo que você goste muito de fazer;
Conhecimento: Um assunto que você conheça muito e que vai te ajudar na criação de conteúdo para o blog; Algo que você não tenha tanto conhecimento, mas que tenha paixão, mesmo assim você pode iniciar um blog;
Potencial Financeiro (Concorrência): Esse é um aspecto essencial. O segmento precisa ter potencial financeiro, afinal, estou falando de criar um blog para ganhar dinheiro.
Por exemplo:
Se você escolheu criar um blog no nicho de ganho de massa muscular, porque você gosta de malhar, frequenta academia, tem conhecimento…
De cara, já podemos ver que esse é um nicho com potencial financeiro, pois existem muitos negócios envolvidos nesse nicho.
Como Fazer um Blog: Ferramentas para auxiliar na escolha:
Planejador de Palavras-Chave: Através dessa ferramenta, você usa a palavra-chave do segmento e descobre a quantidade de pesquisas mensais que são feitas no Google, para a palavra-chave pesquisada.
Por exemplo:
A palavra-chave “suco detox” tem 201 mil pesquisas mensais e a ferramenta mostra outras palavras relacionadas a “suco detox”, com suas pesquisas médias mensais.
E isso ajuda muito para analisar o potencial de retorno do nicho. Essa ferramenta vai te ajudar a criar um blog.
UberSuggest: Essa ferramenta foi adquirida pelo empreendedor americano Neil Patel, e tem as mesmas funções do planejador de palavras-chave, atualmente é a melhor solução para pesquisas.
Google Trends: Essa ferramenta do Google nos mostra a tendência na quantidade de pesquisas. Isto é, se o termo pesquisado vem crescendo ou está caindo, ao longo do tempo.
YouTube: Uma última pesquisa que você pode fazer, para analisar o potencial, é ir ao YouTube, colocar a palavra-chave na pesquisa, verificar os vídeos e analisar a quantidade de visualizações que eles têm. Quanto mais visualizações, mais potencial.
Bom, não pule essa parte da pesquisa.
Eu sei que você está interessado em saber como criar um blog, e eu vou te ensinar isso, mas essa parte de definição do assunto é essencial para fazer um blog de sucesso.
Defina o nome do blog
Definir o nome do blog é definir o domínio e você pode fazer isso, usando a palavra-chave exata, uma marca própria ou seu próprio nome.
A melhor opção de nome é aquela em que as pessoas associam o nome do blog com os assuntos que você está falando.
O nome do seu blog precisa ser bem simples, para ser encontrado facilmente pelos usuários. Criar um blog é algo que exige calma, não se precipite para escolher o nome.
Se o nome do blog for simples e fácil de escrever e ser lembrado, vai ser mais fácil ser compartilhado e indicado.
Procure evitar nomes muito comuns, que não falam diretamente sobre o assunto que você vai abordar.
Além disso, nomes muito genéricos possuem uma concorrência enorme, tornando mais difícil para você se diferenciar no mercado.
Escolha um nome simples e que deixe bem claro do que se trata o seu blog.
Vou te dar 3 dicas que vão te ajudar a escolher um nome para criar o seu blog:
Palavra-Chave Exata: É usar exatamente o termo da palavra-chave do nicho de mercado como domínio do seu blog.
Por exemplo: comoemagrecerfacil.com Como emagrecer fácil é um termo que é muito pesquisado no Google, e ter a palavra-chave exata aumenta muito o tráfego do blog.
O problema de usar essa forma é que as melhores palavras-chave já estão em uso.
Essa forma também é indicada para minisites focados em um produto, criando o domínio em torno do nome do produto.
Por exemplo: melyssagriffin.com. Essa estratégia é muito boa para quem quer criar uma marca em torno do próprio nome. Dica: As três formas são boas, mas a sua escolha vai depender do seu objetivo.
Escolha um domínio para fazer o seu blog
As principais opções de domínios são:
.com;
.com.br;
.net;
.org.
Eu te aconselho a escolher domínios com final .com.br, pois é o formato que os brasileiros estão acostumados, portanto, é bem intuitivo.
Mas você pode optar pelo .com, se o seu intuito é que o seu blog tenha alcance global.
Eu recomendo que você registre o .com e também o .com.br., para não ter problemas com a concorrência e blogs com o mesmo nome.
Depois que você escolher o nome do seu blog, faça uma pesquisa no site registro.br e veja se o domínio já está sendo usado por alguém. Essa pesquisa é bem rápida e fácil.
Se o nome que você escolheu está disponível, você precisar registrar o seu domínio, para que outras pessoas não o usem.
Registre o nome
Aqui abaixo, eu vou te dar 2 opções para você registrar o seu domínio e criar um blog.
Depois, abra o seu e-mail para prosseguir com o cadastro;
Escolha qual será o seu plano e preencha os dados de pagamento. Dica! Eu recomendo que você registre o seu domínio na Hostgator, pois vai facilitar muito, devido a hospedagem (que você também vai precisar).
A primeira parte você já tem para criar um blog, o nome dele.
Hostgator
Acesse o site da Hostgator e clique em “Domínio” e escreva o nome que você escolheu, depois clique em “Pesquisar”;
Se o nome que você escolheu estiver disponível, clique em “Registrar”;
Escolha o domínio, escolha o plano e confirme os dados de cobrança;
Termine de preencher o que for necessário;
Leia os termos e clique em “Li e concordo com os termos…”;
Clique em “Finalizar Compra”.
Mais um passo dado para criar o seu blog!
Como contratar uma hospedagem para criar seu blog
Um servidor de hospedagem é uma empresa que você vai contratar para colocar o seu blog no ar, com todas as funções necessárias.
Eu te indico contratar a Hostgator, pois o serviço deles é muito bom e o preço também.
O plano mais recomendado para quem está começando é o Plano M, que hoje (agosto de 2018) está custando R$ 26,99 por mês.
Mas, você pode escolher qualquer servidor que seja compatível com o WordPress, desde que também seja seguro e fácil de administrar.
Existem empresas mais em conta do que a Hostgator, mas eu não recomendo, devido à qualidade do serviço.
A hospedagem é essencial para criar um blog. Eu sei que você pode estar pensando em como fazer um blog de forma gratuita, mas você terá limitações e deverá “seguir as regras” da empresa.
A minha proposta é te ensinar como criar um blog, para que você tenha total controle dele.
E quem não pode pagar por uma hospedagem?
Se você está sem dinheiro no momento, pode contratar um servidor com funcionalidades gratuitas, como, por exemplo, o próprio WordPress, o tumblr ou o blogger. Mas, eu insisto que o melhor é fazer um blog como eu mostro neste artigo.
Você precisa estar ciente de que utilizar um servidor gratuito traz diversas desvantagens. Entre elas:
Você não pode escolher o nome do seu domínio;
Não pode cadastrar seu blog no Google Adsense;
Não vai passar uma imagem profissional;
Você não vai ser o dono do seu blog.
Então, o melhor mesmo é fazer um Blog em uma hospedagem paga, o que não é muito caro. Com uma pequena economia, você vai poder fazer um blog de forma profissional.
Para contratar a Hostgator, você faz os seguintes passos:
Acesse o site Hostgator:
Na opção “Hospedagem de Sites” clique em “Ver Planos”;
Escolha o plano (eu indico o plano M);
Escolha como será seu pagamento (indico mensal, de 26,99);
Importante! Lembre-se de que, contratando a hospedagem Hostgator, você terá domínios ilimitados.
Caso você ainda não tenha feito o registro do domínio, você pode fazer isso no mesmo momento em que for contratar a hospedagem.
Esses passos iniciais são essenciais para criar um blog profissional.
E qual é o próximo passo?
Depois desses passos, vai levar cerca de 24 a 48 horas para propagação do DNS, e para o blog entrar no ar;
Você vai receber um e-mail com as informações de acesso, com login e senha para acessar o CPANEL;
Através do CPANEL, você poder instalar o WordPress, que é o próximo passo.
Use o WordPress para fazer o seu blog
Agora que você já escolheu o servidor de hospedagem do seu blog, é a vez de escolher o software que vai colocá-lo para rodar.
CMS (Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) são softwares desenvolvidos por programadores, que permitem que o usuário edite e crie conteúdo para o seu blog, de maneira bem fácil e intuitiva.
O WordPress permite que você mude a aparência do seu blog, insira imagens e links, crie páginas… E tudo que você precisar para deixar o seu blog do jeito que você quiser.
A grande maioria das pessoas que possuem um blog usa e indica o WordPress para CMS, inclusive eu.
Eu uso o WordPress neste blog porque ele é simples e fácil de trabalhar.
Sem dúvida, ele é a melhor opção para criar um blog, pois, além de tudo, ele também oferece inúmeras opções de temas e plugins.
Como usar o WordPress na Criação do Blog
Instalar o WordPress é bem fácil, basta seguir os passos abaixo:
Acesse o seu site seguido do CPANEL: www.exemplo.com/cpanel
Procure por “QuickInstall” e clique;
Depois, procure por “WordPress” e clique; em seguida clique em “Continue”;
Informe o e-mail de administrador, nome de administrador, e seu nome;
Clique em “Install Now!”;
Ele vai te informar o nome de usuário que você escolheu e uma senha para acessar o WordPress que foi instalado.
O WordPress vai fazer o blog funcionar e vai ser o seu banco de dados e onde você vai armazenar todas as imagens, artigos e todas as configurações que você fizer em seu blog.
Como acessar o painel do WordPress
Após seguir os passos de instalação do WordPress você deve acessá-lo dentro do seu site.
Lembre-se de que, para isso, você precisa colocar o /CPANEL após o domínio.
Depois que você configurar seu e-mail personalizado no CPANEL, praticamente você não vai mais precisar acessar o CPANEL.
Já para acessar o WordPress, você deve colocar o /wp-admin após o domínio.
www.exemplo.com/wp-admin
Depois disso, você vai colocar o nome de usuário e senha que você recebeu após instalar o WordPress.
E você acessará o WordPress dentro do site:
Você vai perceber que, assim que acessar o WordPress, vai precisar responder algumas informações importantes sobre seu blog.
Mas, a primeira coisa que você pode fazer é mudar o idioma para português, clicando em “Settings” / “General”.
Procure por “Site Language” e faça a mudança. Depois disso, fica tudo em português.
Responda as perguntas do WordPress e pronto! Agora você já pode começar a configurar o blog recém criado.
Configurações Básicas do WordPress
Agora, clique em “Configurações” e depois, em “Geral”. Aqui, precisamos fazer algumas configurações importantes. Vamos para elas:
Título do Site: Aqui você coloca o nome do seu site;
Descrição: Uma descrição do seu site e que contenha a palavra-chave;
Fuso Horário: Coloque UTC + 3;
Formato de Data: Escolha d/m/Y;
Depois disso, clique em “Salvar Alterações” e pronto!
Acesse e você vai ver as modificações em seu blog, inclusive, mostrando o nome e a descrição que você escolheu. Isso aparece até na barra do navegador.
Personalize o seu blog
Ao acessar a área administrativa do seu blog, você pode modificar qualquer coisa e deixar tudo do jeito que você quiser.
Você pode escolher entre vários temas gratuitos e instalar o que você achar mais adequado para o assunto que o seu blog vai falar.
Depois de fazer as configurações iniciais, é hora de personalizar o blog e escolher um tema.
Você percebeu que aprender como criar um blog não é tão difícil? Na verdade, quando você estiver criando o seu, vai ver que fazer um blog é muito fácil.
Você pode optar por um design pago ou escolher um dos temas gratuitos, que também são bons. O tema inclui tudo que se refere à aparência do seu blog:
Fonte;
Cores;
Menu…
Para fazer isso, clique em “Aparência” e “Temas”. O tema vai mudar a cara do seu blog.
Após clicar, automaticamente, o WordPress vai te mostrar os temas gratuitos disponíveis, sendo que já tem 3 instalados, por padrão.
Para você ver como fica, escolha um, passe o mouse por cima e clique em “Ativar”.
Depois, acesse o site e veja como fica.
O WordPress disponibiliza mais temas. Se você clicar em Premium Themes você verá temas pagos.
E em WordPress.org/themes você acessa milhares de temas gratuitos e vai poder escolher um para instalar.
E para instalar, basta posicionar o mouse em cima e clicar em instalar, depois você pode ativá-lo.
Seu tema precisa ser:
Simples;
Rápido;
Responsivo.
Temas que eu indico para fazer um Blog Profissional
Eu não posso deixar de fazer recomendações sobre temas, pois a aparência do seu blog é uma das partes mais importantes. E vou te recomendar os temas que eu uso.
Temas do Theme Forest:
Vá até o ThemeForest e escolha um dos temas disponíveis;
Clique em cima dos temas disponíveis e, depois, em “Live Preview”, para ver uma prévia do modelo e como o seu site vai ficar, se você comprar;
Tema Épico:
Eu uso o Tema Épico em vários projetos.
É um tema em português e muito fácil de usar. Dê uma olhada nos benefícios desse tema e, caso você queira comprar, basta clicar em “Compre Hoje Mesmo”;
Depois de comprar, você pode fazer o download do tema e instalar em seu blog;
Volte em “Temas” e clique em “Upload”. Depois, vá até o local onde você fez o download, instale e ative.
Pronto! A cara do seu site estará bem melhor agora.
Se você quer mais opções de temas, leia este artigo sobre os melhores temas WordPress.
Caso você compre o Tema Épico, para deixá-lo mais personalizado, vá em “Aparências” e clique em “Personalizar”. Você vai ter todas as opções disponíveis ali.
Menu básico do WordPress
Depois de criar um blog, o próximo passo é explorar e conhecer as opções básicas do menu.
Painel (ou Dashboard)
O Painel é a página que você vai acessar, depois que fizer o seu login de administrador.
Posts
É nessa opção que você vai escrever e editar suas publicações.
Mídia
Nesse botão, você vai encontrar as imagens, os vídeos e todos os arquivos que você já postou em seu blog.
Páginas
Aqui é onde você vai criar e editar as páginas que você quer adicionar ao blog.
Comentários
Esse botão serve para você gerenciar os comentários do blog.
Você vai poder escolher se aprova ou não a publicação de cada comentário, além de poder respondê-los.
Aparência
É nessa opção que você pode alterar a aparência do blog.
É aqui que você troca o tema, os títulos, as cores e o menu do seu blog.
Plugins
É nesse botão que você encontra todos os plugins que já estão instalados e onde você pode remover os que você não quer e adicionar outros.
Usuários
Nessa opção, você pode adicionar outras pessoas e autorizar uma função para cada uma. Como, por exemplo, um administrador e um colaborador.
Configurações
É no botão de configurações que você vai encontrar todas as funcionalidades do WordPress.
Adicione conteúdo para fazer o seu Blog bombar
Depois que você já conheceu todas as opções do menu do Painel, é hora de aprender como criar um post.
Para adicionar conteúdo no seu site é bem simples:
Posts
Vá até a opção “Posts” e clique em “adicionar novo”;
Título
Escreva um título para o seu post. Escolha um título chamativo e que deixe claro sobre o assunto que você vai escrever;
Área de conteúdo
O espaço maior do post é onde você vai escrever o texto.
Você pode copiar e colar um texto escrito no Word ou escrever na área de conteúdo.
Use a barra de ferramentas para formatar o seu texto, adicionar links, imagens, vídeos, etc.
Para adicionar a principal imagem do post, basta procurar por “Imagem Destacada”, na parte inferior direita.
Agora o seu post está pronto para ser publicado.
Você pode ver uma prévia, para verificar se está tudo do jeito que você quer, se a formatação está correta, se quer mudar alguma coisa…
Depois, é só clicar no botão “publicar” e pronto! Você fez a sua primeira publicação.
O seu blog está pronto!
Agora que você já aprendeu como criar um blog e já fez a sua primeira publicação, vou te dar mais algumas dicas, para você começar a promover o seu blog e conseguir bons resultados.
Crie um calendário editorial
O calendário editorial é essencial para você se organizar e planejar suas publicações.
Ele vai te dar uma visão de todo o seu planejamento, desde a preparação até a publicação dos seus conteúdos, para você conseguir promover o seu blog, de maneira eficiente.
Além disso, o calendário editorial vai te ajudar a ter mais consistência em suas publicações e você vai poder construir um banco de conteúdos prontos, para quando surgir algum imprevisto.
Eu te aconselho a fazer um planejamento para cada trimestre. Assim, você vai ficar mais tranquilo para criar novas publicações e vai garantir, pelo menos, 3 meses de conteúdos para o seu blog.
Promova seus posts
Promover os posts é uma parte muito importante do seu blog e não pode ser negligenciada.
Pois, mesmo que você tenha uma boa reserva de conteúdos agendados, com dia e hora para serem publicados, eles só vão ser lidos se você promover, principalmente nesse início de criação do blog.
Então, comece a divulgar o seu blog nas redes sociais, através de e-mails, criação de anúncios, parcerias, etc.
Não desanime se, nesse começo, os resultados não forem muito positivos, pois isso é normal e, se você não desistir, a tendência é que, aos poucos, você consiga alcançar uma boa audiência.
Crie listas
Nesse início, eu aconselho que você foque seus esforços na criação de audiência, pois é ela que vai trazer os resultados que você quer alcançar com seu blog.
Para que você conquiste a sua audiência, você precisa alcançar muitas pessoas, através do seu conteúdo.
Então, crie conteúdos interessantes, ensine algo para as pessoas, envie e-mails com conteúdos de valor.
Aos poucos, você vai perceber que as pessoas que visitam o seu blog de vez em quando, vão começar a acompanhar as suas publicações e, quanto mais valor você transmitir, através do seu conteúdo, mais fiéis essas pessoas vão ficar.
São essas pessoas que vão te ajudar a divulgar o seu blog, compartilhando suas publicações com os amigos, com os seguidores das redes sociais, vão deixar comentários e é isso que vai fazer um blog crescer.
Comece então a construir a sua lista de e-mails. Crie uma isca digital e disponibilize no seu blog.
Quando as pessoas te dão o e-mail delas, em troca de um e-book ou de outro tipo de conteúdo, ela está te autorizando a entrar em contato com ela, de maneira mais pessoal.
Por isso, faça o seu melhor para conquistar a confiança da sua audiência, através dessa lista e, futuramente você vai ter um retorno.
Faça o seu blog crescer
Procure manter a consistência em suas publicações e dê atenção à qualidade do conteúdo.
Ofereça conteúdo de valor para a sua audiência e ela vai te recompensar no futuro.
É a qualidade e a consistência das suas publicações que vão te levar ao sucesso.
Agora que você já conseguiu criar um blog, você está pronto para fazer o esse blog crescer.
E esse crescimento vai depender da sua dedicação em criar conteúdos de qualidade, transmitindo valor para as pessoas e postando com consistência, para atrair mais tráfego.
Eu entendo que, principalmente nesse início, é muita coisa que você precisa aprender, mas, com o tempo e com a prática, vai ficando mais fácil e você vai fazendo tudo com naturalidade.
Eu espero que você tenha aprendido como criar um blog e que tenha conseguido seguir cada passo com facilidade e que, daqui para frente, você siga crescendo cada vez mais com o seu blog.
E você ainda pode usar esse conhecimento, de como fazer um blog, para criar sites e blogs para outras pessoas e empresas e ainda faturar com isso. Muitas empresas pagam alto para fazer um site, e com o WordPress você pode criar qualquer tipo de blog ou site.
Elementos Essenciais para fazer um Blog de Sucesso
Veja os elementos que não podem faltar no seu Blog.
Conteúdo de Valor
Esse provavelmente você já devia imaginar. Conteúdo é o que vai direcionar o sucesso de qualquer atividade que você fizer online, seja um Blog, uma Fan Page, um canal do YouTube… O que for.
Não existe nada mais fundamental para construir uma audiência e ter sucesso do que o conteúdo de qualidade, conteúdo de valor. Você precisa ter conteúdo de valor.
Hoje, nós usamos muito a estratégia de terceirizar conteúdos, para colocar em blogs.
Como exemplo, os textos. Uma recomendação que eu faço é você filtrar quem vai criar esse conteúdo.
Não escolher pelo mais barato, e sim saber se a pessoa que você selecionar vai criar conteúdo de qualidade.
Uma análise que você pode fazer é: Se você tivesse lendo aquele artigo, valeria a pena? Vale a pena consumir aquele conteúdo?
Conteúdo passo a passo
Essa é uma dica para te ajudar na produção de conteúdo. O conteúdo passo a passo é sempre bem vindo.
Sempre é uma ótima escolha. Exemplo: Você criar um conteúdo para um site de emagrecimento, como receita de suco detox.
Você pode criar um passo a passo para criação desse suco.
Para o público que está recebendo o passo a passo é fácil de consumir, é fácil de ler, é fácil de entender, é fácil de acompanhar.
Pra você que tá criando também é fácil. Não é necessário se preocupar muito com a gramática, texto longo… Isso porque você pode criar blocos de textos que são mais fáceis de criar.
Resumindo
Crie os conteúdos ou terceirize;
Filtre os conteúdos analisando se você os consumiria;
Crie conteúdos passo a passo;
#02 – Conteúdo Direcionado
No elemento anterior eu falei de conteúdo de valor… Mas esse conteúdo tem que ser direcionado para um público que você quer atingir.
Você precisa saber qual público você quer atingir. Esse público é conhecido como nicho. Já falei bastante de nicho aqui no Blog.
-Você precisa entender qual é o público que você quer atingir e direcionar seu conteúdo para ele.
Usando como exemplo o site de emagrecimento… O público que você quer atingir seriam homens e mulheres que estão acima do peso.
E você deve criar um conteúdo direcionado para esse público específico de pessoas.
Como descobrir o conteúdo ideal
Como você pode saber o conteúdo ideal para esse público? A primeira dica é o seu próprio feeling. Se você faz parte desse grupo, ou entende do assunto…
Você pode criar conteúdos que respondam as perguntas desse público. Que respondam aos problemas e necessidades que eles têm.
-Entregue soluções!
Uma segunda forma é usar algumas ferramentas. Como o Google Suggest, quando você vai fazer uma pesquisa no Google, ele já mostra as palavras que as pessoas já estão buscando. Veja a imagem abaixo:
Você pode fazer assim…
Como emagrecer a… – O Google vai mostrar todas as pesquisas que iniciam com “a”.
Como emagrecer b…- O Google vai mostrar todas as pesquisas que iniciam com “b”.
E assim sucessivamente…
Planejador de Palavras-Chave
É uma excelente ferramenta para planejar conteúdos. Hoje, está um pouco chato de utilizar, pois o Google deu uma bloqueada na ferramenta. Mas, o UberSuggest agora está com essa função.
Design de Qualidade
O terceiro elemento que você deve dar atenção para ter um blog de sucesso é o design de qualidade.
É claro que o conteúdo de valor é o principal motivo que faz com que as pessoas gostem e voltem para consumir os conteúdos do Blog.
Porém, ter um design de qualidade, mostra pra sua audiência que você tem qualidade. Isso gera autoridade pra você, gera credibilidade pra você.
A pessoa que chega num site que é bem feito, com boas imagens, com bom espaçamento no texto, sem muito anúncios e banners…
Tudo isso gera uma credibilidade. Mostra que você teve a intenção de fazer o site bem feito. Por si só, já gera credibilidade pra você.
Personalidade
A personalidade é o elemento para que seu blog venha a se destacar dos demais. No item anterior eu falei de design, e design de qualidade já é um ponto que você tem que colocar no seu site.
Existem milhares de Blogs hoje em dia. Muitos mesmo! Todos os dias pessoas estão criando blogs para ranquear no Google…
Mas aqueles que vão criar uma verdadeira audiência são aqueles que têm no blog sua personalidade. Onde é perceptível a presença do dono do blog.
Como colocar personalidade para cria o blog
Uma dica é usar nos seus artigos suas próprias fotos. Tire fotos de situações do seu dia a dia e coloque nos seus artigos. Isso gera uma personalidade muito grande para o seu artigo.
Outra dica é você criar vídeos onde você aparece juntamente com a entrega do conteúdo. E vídeos do tipo Snapchat.
E por isso que o Snapchat faz tanto sucesso, por causa da personalidade.
Mais uma dica… Use o elemento ao vivo, fazendo lives no Facebook, no YouTube…
Crie o conteúdo e convide sua audiência para participar ao vivo. Isso cria um relacionamento enorme entre você e o público.
-Procure sempre dar a sua opinião sobre os assuntos. Isso é muito importante também para personalidade.
Tráfego
Esse é um elemento óbvio rsrsr. Não adianta você ter um conteúdo de qualidade, um conteúdo direcionado, um design de qualidade, colocar sua personalidade…
Se as pessoas não vêm tudo isso que você está fazendo.
Você precisa gastar tempo trazendo pessoas para o seu site. Isto é, você precisa passar mais tempo fora do site pra trazer pessoas pra ele, do que dentro do site. Se não, não vai adiantar nada.
Dicas para aumento do tráfego
Crie conteúdo otimizado: Conteúdo baseado naquilo que as pessoas estão buscando;
Otimize o SEO: Regras que fazem com o Google coloque seu site na frente de outros sites nas pesquisas.
Guest Post: Consiste em você escrever artigos para outros blogs que já tem audiência, isso pode ser na forma de parceria, onde você doa o artigo e coloca um link para o seu site. Ou comprar, tem sites que vendem o espaço para guest posts. Que seria um Post Patrocinado, onde você cria um artigo e manda para esse outro site, e ele publica mediante o pagamento de um valor.
Redes Sociais: Tenha contas nas redes sociais e publique seu conteúdo nelas.
Resumindo
Foque grande parte do seu tempo em aprender estratégias de tráfego e também na aplicação delas.
Capturar o E-mail através do Blog
Este elemento é essencial para que você tenha um blog que se destaca entre os demais.
Isto porque, o seu blog tem que render dinheiro para que você possa investir nele. E depender somente de anúncios para rentabilizar o blog não é sustentável.
Para você criar uma audiência real em torno de você. Você precisa capturar o e-mail das pessoas. Com isso você passa a ter uma lista de e-mail e começa a gerar um ciclo, da seguinte forma:
Você trabalha em estratégias de tráfego;
No Blog você captura o e-mail das pessoas que chegam ali;
Com isso você tem uma lista de e-mail;
Quando você publicar um novo artigo, você já terá uma lista potencial de pessoas que já tem interessa naquele assunto;
Assim, quando você dispara um e-mail para sua lista, você terá um número alto de acessos no seu site;
Essas pessoas tendem a comentar, curtir, compartilhar… e com isso vai atrair mais pessoas para o seu blog.
A melhor forma de capturar um e-mail em um blog é oferecendo uma isca digital, que um conteúdo além do que já tem no site. Pode ser um e-book, vídeo privado… Aí você oferece esse conteúdo em troca do e-mail da pessoa. Isso funciona muito bem. Aí você espalha no seu blog as iscas.
Construir um Funil de Vendas para o Blog
Essa é uma consequência da criação da lista de e-mails. Como eu disse o Blog tem que render dinheiro, e se basear somente em anúncios (tipo o Google Adsense) não é a estratégia mais rentável.
Dessa forma eu recomendo que você crie o funil de vendas. E como funciona? Automaticamente quando você captura um e-mail no seu site, você já encaminha para o funil de vendas e para uma oferta. Esse é o tipo de funil mais simples que existe: pegar o e-mail e encaminha para uma oferta.
E que oferta é essa? Pode ser para um próprio produto digital seu, uma consultoria ou usar o mais fácil para quem tá começando agora que é o marketing de afiliados.
E a forma mais fácil de fazer isso é usando o funil simples. Depois que você captura o e-mail e encaminhar para oferta de vendas…
Configure sua ferramenta de e-mail com 6 a 8 e-mails automáticos ao longo do dia falando sobre aquele produto que você está querendo vender.