Está procurando por bancos de imagens gratuitos e, ao mesmo tempo, de boa qualidade para usar em seu blog, site ou redes sociais?
Você descobriu o quanto é importante acrescentar imagens aos seus conteúdos, mas não tem ideia de onde encontrar imagens grátis?
Então, continue lendo este artigo, pois você vai descobrir os 27 melhores sites e bancos com imagens gratuitas e de qualidade, para você baixar e utilizar da forma que desejar.
As imagens são fundamentais para o sucesso das comunicações, e por isso você deve separar um tempo para escolher boas imagens!
Vamos descobrir como encontrar as melhores imagens gratuitas
Guia Para Encontrar Imagens
Encontrar boas imagens para utilizar em seu negócio online (blog, página de Facebook, Instagram, etc.) não é coisa de outro mundo, como muita gente imagina.
Mesmo assim, é uma tarefa que requer bastante cuidado, pois as imagens têm o poder de chamar a atenção do leitor e, por isso, a imagem precisa ser bem escolhida.
Para você ver, antes mesmo de ler o texto de um blog, o visitante, naturalmente, vai olhar a imagem daquele artigo e, instintivamente, vai julgar se aquele texto é ou não interessante. Isso é bastante comum.
Se você escolher uma imagem de qualquer jeito, sem se preocupar se tem relação com o texto ou se vai ser agradável para o visitante do seu blog, esse visitante pode, simplesmente, deixar a sua página e procurar outro artigo mais agradável, visualmente.
Encontre boas imagens grátis
Nem todo mundo se preocupa com as imagens que vai publicar em seu blog ou rede social. Os motivos são variados, desde não querer gastar dinheiro com a compra de imagens profissionais até por não ter a mínima ideia de onde encontrar imagens gratuitas.
E, esse último motivo me lembra de que muitos empreendedores, por não saberem onde encontrar imagens grátis e de qualidade, acabam utilizando imagens retiradas do Google.
Utilizar imagens do Google é um erro, pois muitas delas possuem direitos autorais e, por ser difícil de identificar quais imagens não estão protegidas por lei, você pode ter muitos problemas no futuro. Melhor evitar, não é mesmo?
Além dos direitos autorais, outro problema que você pode enfrentar se utilizar imagens baixadas do Google é a qualidade das imagens, pois essas, geralmente, não possuem boa qualidade, o que pode diminuir bastante a credibilidade do seu negócio.
Aqui abaixo você vai encontrar um guia completo para encontrar imagens gratuitas para o seu blog. Este guia, sem dúvida, vai te ajudar a tornar o seu blog mais profissional, além de, é claro, atrair mais pessoas para ler o seu conteúdo.
Encontre imagens gratuitas para o seu blog
Antes de falar sobre os bancos de imagens gratuitas, vou te dar uma dica bem interessante, para aumentar as suas opções: criar as suas próprias imagens.
Isso mesmo, por que não?
Eu também sei muito bem que nem todo mundo tem dinheiro para investir na compra dos direitos autorais de uma imagem, principalmente quem está começando o seu negócio online.
E, foi pensando nisso que resolvi criar este guia!
Eu sei que não é tão fácil criar imagens para publicar em seu blog ou nos perfis das redes sociais do seu negócio, principalmente se você não tem a ajuda de um profissional nessa área.
Mas, com as dicas que eu vou te dar aqui, você vai ver que é possível criar seu próprio banco de imagens.
Crie suas próprias imagens
Acredito que criar as suas próprias imagens seja a melhor forma de encontrar imagens gratuitas para o seu blog.
Porém, eu só te aconselho a criar seu próprio banco de imagens se você possuir recursos suficientes para isso, pois suas imagens precisam ter qualidade, para passarem profissionalismo.
Mesmo que você não possua uma boa câmera fotográfica, você ainda pode utilizar o seu smartphone, dependendo da resolução da câmera dele.
Para criar boas imagens, você precisa escolher um local que tenha as características necessárias, dependendo do tema que você vai abordar.
Dicas para criar boas imagens
Utilize uma câmera profissional ou um smartphone com uma boa câmera;
Escolha uma boa iluminação.
Caso seja em um ambiente fechado, utilize soft box, por exemplo ou a lanterna de outro celular (funciona muito bem);
Caso seja ao ar livre, procure tirar suas fotos nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, quando a luz favorece as imagens;
Procure enquadrar bem as suas fotos, quando for tirar;
Certifique-se de que a imagem está com foco;
Se achar necessário, lance mão de um bom software para melhorar as imagens.
Pronto! Seguindo essas dicas, você vai poder criar seu próprio banco de imagens, sem se preocupar com direitos autorais ou com investimentos em dinheiro.
Mas, como prometido, segue abaixo o guia para encontrar imagens gratuitas para o seu blog:
Guia Completo para Encontrar Imagens Gratuitas para o seu Blog
Para que você encontre imagens gratuitas para o seu blog, você precisa, antes de tudo, saber qual o assunto que você vai escrever, pois as imagens que você escolher para usar em seu post precisa estar relacionada com o tema do artigo.
Confira agora uma lista com vários sites que disponibilizam um banco de imagens gratuitas que você pode baixar e utilizar nas publicações do seu blog e, também, nas redes sociais do seu negócio online.
Todos os sites da lista são gratuitos, porém, possuem particularidades. Alguns deles têm um limite de imagens gratuitas, que você pode usar, outros exigem que você cite a fonte, para que você possa publicar a imagem de forma gratuita e, outros, são totalmente gratuitos. Vamos à lista?
Este site disponibiliza um banco de imagens com mais de 9 milhões de opções para você. É um dos mais acessados a maioria das imagens são gratuitas.
Você pode procurar as imagens que você quer através do buscador ou escolhendo uma categoria específica.
O Flickr é uma comunidade de fotógrafos, onde eles compartilham suas imagens de forma gratuita.
É outro banco onde você encontra as imagens que precisa para o seu blog, com bilhões de opções, dentro de diversos grupos de fotógrafos.
Nesta opção você vai encontrar fotos grátis e de muita qualidade para você usar em seu blog.
Empreendedores digitais e freelancers utilizam bastante este banco de imagens para trabalhar em seus projetos. Ele é tão bom quanto os outros que já citei.
Este site oferece um banco de imagens com recursos de web designer, tudo pronto para ser usado de maneira comercial.
Além de imagens, nele você encontra templates e ícones, prontos para você editar como quiser, de acordo com o propósito do seu negócio.
Aqui você também vai encontrar ótimas fotos, de excelente qualidade. Este site também é uma comunidade de fotógrafos profissionais.
Embora tenha imagens pagas, a maioria é totalmente gratuita.
Para fazer o download das imagens você não precisa fazer cadastro.
Esta opção de site oferece um guia gratuito com sites de imagens e várias ferramentas para os criadores de sites.
Lá você encontra diversos recursos para utilizar em seu blog e onde mais você quiser, para trabalhar em seu negócio online.
Este site é outra opção de lindas fotos de ótima qualidade, que você pode usar em seu blog e deixa-lo com uma cara totalmente profissional.
São imagens gratuitas para você fazer download e usar onde quiser, além de te dar a possibilidade de enviar suas fotos para eles também, caso tenha interesse.
O Foods feed é um site que disponibiliza imagens gratuitas exclusivamente de alimentos.
É ideal para quem trabalha com nicho de nutrição, de gastronomia ou de dietas, por exemplo.
O Free digital photos é um site que oferece para você imagens categorizadas por temas.
Muitas das imagens desse site são feitas por fotógrafos, designers e ilustradores, todos profissionais.
Também é um ótimo site com um banco gigantesco de imagens disponíveis para você usar em seu blog.
Você pode baixar as imagens que você desejar, sem precisar fazer cadastro.
O Pixabay é um dos sites de imagens gratuitas mais conhecidos pelos empreendedores, aqui no Brasil e no mundo.
Nele você encontra ótimas imagens livres de direitos autorais.
O Pexels também é bastante conhecido e muito acessado na hora de escolher uma imagem de qualidade para um projeto.
Aproveite para escolher as melhores imagens para o seu blog.
Neste site você consegue fotos e ilustrações liberadas para uso comercial, sem precisar atribuir nenhum crédito.
Além disso, ele possui um banco de imagens bem organizado e você pode baixar fotos ilimitadas.
Este site foi desenvolvido para oferecer imagens para startups, sites, designers, editores, desenvolvedores, etc.
Ele é gratuito, porém, se você desejar, pode depositar sua contribuição para apoiar o site
O Daily Photo Blog é um recurso de imagens livres para você usar como quiser.
Neste site, uma foto nova é adicionada a cada dia da semana, de segunda a sexta.
O Freeimages é um banco de imagens que está ficando cada vez mais popular.
As fotos são organizadas por categorias, para facilitar a sua busca, mas você também pode fazer sua busca por palavra-chave.
Você precisa se cadastrar no site para fazer o download das imagens que você quiser.
Este site possui uma infinidade de imagens profissionais, feitas por fotógrafos e ilustradores.
Você procura as imagens que quiser para o seu blog, por categoria ou por palavra-chave, o que facilita o acesso.
Para baixar e utilizar as fotos, você precisa fazer um cadastro no site.
Sem dúvida, esse é um dos melhores sites de imagens para você utilizar em seu blog.
Nele, você encontra imagens de vetores, fotos e arquivos PSD.
Para baixar e usar as imagens, é necessário fazer uma atribuição.
Você tem a opção Premium, que é paga, mas que você não precisar fazer nenhuma atribuição para usar as fotos.
¨Também existem ótimas opções pagas, que também valem a pena dar uma conferida e eu vou deixar duas delas aqui abaixo.
Dica extra: banco de imagens pagas
Você pode encontrar boas imagens para baixar, gratuitamente, nos sites que eu citei até aqui.
Mas, se você quiser investir dinheiro para encontrar imagens mais profissionais, para diversas áreas, eu indico essas duas opções abaixo:
O Photodune, que faz parte do grupo Envato Market. Nesse site você encontra uma infinidade de imagens profissionais para qualquer tema que você precise.
Outra opção paga é o site Shutterstok, que é um dos maiores bancos de imagens online que existem, além de ser um dos mais utilizados por empreendedores de todo o mundo.
Imagens para o seu Blog Através de Infográficos
Você já notou como vários blogs (inclusive este) inclui infográficos nos artigos?
O uso de infográficos nos blogs aumentou bastante. Isso se deve ao fato de que os donos de blogs perceberam como o infográfico proporciona um visual bonito e agradável à leitura dos usuários.
Por isso que os infográficos são, também, uma ótima opção para você conseguir imagens gratuitas para o seu blog.
Mas, não é porque ouso de infográficos facilita a leitura e melhora o visual do seu blog que você vai deixar o texto de lado.
Se lembre da importância do conteúdo em texto para a posição do seu blog nos mecanismos de busca e para criar autoridade em seu nicho de mercado.
E, como o algoritmo do Google não reconhece um infográfico como texto, mas sim, como uma imagem, antes de publicar o seu infográfico, escreva uma introdução de, no mínimo, 300 palavras, para que o Google reconheça o seu conteúdo como um texto.
Então, sem mais enrolação, confira abaixo a lista de sites onde você pode criar infográficos gratuitos:
O Canva é, provavelmente, o site mais utilizado pelos empreendedores digitais para a criação de infográficos.
Ele possui diversas ferramentas que facilita o seu trabalho na hora de criar as suas próprias imagens em infográfico.
Você pode criar um cadastro ou acessar com sua conta do Facebook ou do Google.
Nele, você pode utilizar os recursos próprios e totalmente gratuitos, como imagens, ícones, gráficos, etc. e também tem as opções pagas.
Você pode criar seus infográficos utilizando imagens dos bancos de imagens gratuitas, que você viu aqui, neste artigo ou, pode utilizar suas próprias imagens, direto do seu computador.
Esse site possui duas versões, uma gratuita e outra paga. Assim como o Canva, nele, você pode fazer um cadastro ou acessar a partir da sua conta no Facebook.
Esse site te permite criar seus infográficos e, também, criar imagens grátis, a partir dos modeles que o site oferece.
Para acessar e utilizar os recursos disponíveis nesse site, você precisa criar um cadastro.
O Google disponibiliza um recurso para que você possa criar infográficos interativos. Basta copiar o código e colar em seu blog, para que o infográfico apareça lá.
O Vennage possui uma versão gratuita que te permite criar diversas opções de infográficos. Você precisa criar um cadastro para acessar o site e aproveitar os recursos oferecidos.
Aproveite essas opções de sites para encontrar todas as imagens gratuitas que você precisar para criar as publicações do seu blog.
Criando infográficos e baixando imagens grátis desses bancos de imagens, você pode colocar imagens no cabeçalho do seu blog, nos seus artigos, nas suas redes sociais e onde mais você quiser.
Você vai perceber que as imagens disponíveis nesses sites são totalmente profissionais, com ótima resolução, passando assim, muito profissionalismo em seu blog.
Os visitantes tendem a deixar blogs com imagens amadoras, sem qualidade ou que não são otimizadas para dispositivos móveis.
Quando você utiliza boas imagens em seu blog, as pessoas te enxergam como profissional naquele nicho e começam a te seguir e interagir com seu conteúdo, além de deixar comentários e compartilhar suas publicações.
Para promover os seus produtos, como afiliado, a utilização de imagens é essencial, pois, com elas, você consegue
Para você conseguir despertar o interesse das pessoas em seus produtos e conseguir vender mais, o uso de boas imagens é fundamental.
Espero que você tenha entendido e gostado deste Guia Completo para Encontrar Imagens Gratuitas para o seu Blog e comece a utilizar essas opções hoje mesmo.
Se você já tem um blog ou se ainda vai criar um para promover os seus produtos como afiliado, agora já sabe onde encontrar ótimas imagens gratuitas para as suas publicações e para onde mais você quiser utilizar imagens.
“SEO ( do inglês Search Engine Optimization ) são técnicas de otimização do seu site ou blog, com o objetivo de aparecer nos resultados das pesquisas dos usuários do Google e outros mecanismos de buscas. Para isso, o seu conteúdo deve ser de qualidade e relevante para as pesquisas feitas pelos usuários, considerando uma determinada palavra-chave de pesquisa”
Hoje você vai aprender o que é SEO (Search Engine Optimization) e também como montar uma estratégia de SEO.
Você sabia que todos os dias milhares de novos blogs são lançados e milhares de artigos publicados?
A internet recebe um mar de informação e o Google tem como missão mostrar para as pessoas as melhores publicações de cada tema. E é por isso que você precisa entender o que é SEO e como aplicá-lo em sua estratégia.
O Google trabalha com um sistema de palavras-chave.
Assim, para cada pesquisa, o sistema de algoritmos do Google vai buscar mostrar para o usuário os melhores sites e blogs que irão atender exatamente aquilo que foi pesquisado.
Entender o que é SEO e como usá-lo da melhor forma vai fazer com o seu artigo seja a resposta que o usuário procura, posicionando-o nas primeiras páginas do Google.
Assim, você recebe visitantes no seu site que querem saber exatamente do assunto do seu conteúdo publicado.
As estratégias de SEO irão te ajudar a gerar muitas oportunidades de negócios.
Mas, calma… Eu sei que pode parecer muito confuso, mas no decorrer do artigo você vai entender o que é SEO e vai aprender como utilizá-lo em seu negócio.
Vai aprender como usar e vai saber como posicionar os artigos do seu blog nas primeiras posições do Google.
Mas, antes de entrarmos em mais detalhes sobre o que é SEO, vamos entender o que é essa estratégia e como o Google funciona.
O que é SEO (Search Engine Optimization)
O Google possui um sistema de algoritmos que monitora a internet 24 horas por dia.
O objetivo do Google, com esse sistema, é entregar para os seus usuários o melhor conteúdo sobre o assunto pesquisado.
E ele faz isso por um sistema de palavras-chave, que são as pesquisas que as pessoas fazem.
Usuário vai ao Google e pesquisa: “como trabalhar em casa”.
A primeira página vai mostrar os 10 primeiros resultados, que é chamado de SERP, que é um ranking de posicionamento. Esses 10 resultados são os que mais recebem cliques. Quanto melhor sua posição no ranking mais cliques e mais pessoas estão visitando o seu site ou blog.
Para montar a SERP, o Google avalia uma série de fatores, como a qualidade do conteúdo, a relevância da palavra-chave, a autoridade do site, os backlinks e centenas de outros.
Muitos desses pontos que o Google analisa podem ser melhorados com técnicas específicas.
Para a pesquisa “como trabalhar em casa”, aplicamos diversas técnicas de SEO e estamos atualmente (06/03/2020) na segunda posição. E temos recebido centenas de visitantes que fazem essa pesquisa no Google.
Posicionar no Google é o principal motivo para que você entenda o que é SEO.
“Mas, então Alex, o que é SEO…? ”
SEO são técnicas de otimização do seu site ou blog, para que o Google entenda que o seu conteúdo é bom e mostre os resultados para os usuários, levando em conta as buscas de uma determinada palavra-chave. No nosso caso acima, a palavra-chave foi “como trabalhar em casa”.
SEO é o que você precisa fazer para que seu artigo seja bem ranqueado no Google.
Assim, seu blog recebe visitantes, você captura leads e realiza mais vendas.
Com técnicas de SEO, você vai trazer pessoas até o seu blog, porém, você precisa entender como ganhar dinheiro com o seu blog.
Aqui no Blog NucleoExpert temos um Guia Completo, sobre o assunto, clique aqui para ler.
O nosso blog NucleoExpert recebeu mais de 1 milhão de visitantes vindos do Google em 2019.
O SEO é com certeza uma das melhores estratégias de marketing digital, pois uma vez que foi feito o investimento inicial e o blog for posicionado, o retorno tende a ser muito positivo.
Neste caso, você não precisa investir tanto no Google Ads, pois você já vai estar posicionado no Google.
A evolução do SEO
O primeiro mecanismo de busca da internet foi o Architext, no ano de 1993 e, depois, tornou-se o Excite.
Depois do sucesso do Excite, começaram a aparecer buscadores parecidos com ele.
Entre os buscadores que surgiram nessa época, estão o Yahoo e o Google, respectivamente nos anos de 1994 e 1997, para ser mais exato.
O Google foi criado por Larry Page e Sergey Brin, com o intuito de fazer dele uma ferramenta de busca de grande proporção e deixar essas buscas mais organizadas, através do uso da estrutura de links para determinar o grau de relevância dos sites para entregar os resultados que os usuários procuram.
A inspiração para isso surgiu dos artigos e pesquisas científicas das universidades.
Isso porque, os artigos e pesquisas que recebe citações de outros autores de artigos e pesquisas ou de revistas científicas, são considerados no meio acadêmico como os mais confiáveis, ou seja, cria uma reputação positiva.
Por esse motivo, Larry Page desenvolveu o Pagerank, que é uma métrica com escala de 0 a 10 e que calcula a quantidade e a qualidade dos links recebidos.
Por causa desse revolucionário mecanismo de busca, o Google foi considerado o principal site de buscas no “Top 100 Web Sites”, da revista PC Magazine, em 1997.
Além disso, a revista também escreveu que o Google “tem uma capacidade de retornar resultados extremamente relevantes”.
O termo SEO (Search Engine Optimization) foi citado pela primeira vez nesse mesmo ano (1997), por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner, no livro “Net Results”.
De acordo com os autores, o termo SEO surgiu a partir de uma conversa sobre o posicionamento do site da banda de Jefferson Starship nos resultados dos sites de buscas.
Eles perceberam que quando utilizaram o nome da banda mais vezes no conteúdo do site, como palavra-chave, o site retornou à primeira posição nos resultados de busca.
A partir daí chamaram essa nova técnica de Search Engine Optimization (SEO).
Nessa época, as estratégias de SEO eram apenas enviar o site para os buscadores e fazer otimização da página, como por exemplo, repetir várias vezes a palavra-chave no decorrer do conteúdo.
Depois que o Google se popularizou, os profissionais de SEO perceberam a importância de metrificar os links.
Foi a partir daí que as estratégias de link building surgiram, com técnicas confiáveis e autênticas para obter links, como também surgiram técnicas que visam apenas uma boa avaliação do site, sem se importarem com a qualidade do conteúdo oferecido.
São técnicas que manipulam os mecanismos apenas para ranquear.
Essas técnicas são conhecidas como Black Hat SEO.
No ano de 2000 foi lançada a ferramenta Google Toolbar para Internet Explorer, apresentando o Pagerank dos sites, com escala de 0 a 10.
Foi a partir daí que as técnicas de link building se popularizaram e ficaram mais fáceis de serem mensuradas.
Ainda no ano 2000, foi lançado o Google AdWords, com resultados patrocinados, que aparecem junto aos resultados orgânicos.
No ano de 2003 foi lançada a primeira grande atualização do algoritmo do Google, que foi chamado de Florida e que mudou radicalmente o SEO até hoje.
O Flórida era um filtro aplicado nas pesquisas e os anúncios eram identificados através das palavras-chave utilizadas.
O algoritmo funcionava “excluindo” dos resultados muitos sites que, antes, apareciam no ranking.
O alvo dessa “limpa” eram sites afiliados, que possuíam domínios com palavras-chave que “denunciavam” que eram sites comerciais e que, além disso, também possuíam links apontando para a página inicial desses sites.
Na época em que essa atualização foi lançada, os donos desses sites ficaram indignados, pois essa estratégia, até então, era o que mais gerava tráfego e vendas para os seus sites.
Mas, mesmo com toda essa revolta, os resultados dessa atualização foram bem positivos, pois, depois dela, começaram a surgir sites com mais qualidade e os donos de sites comerciais passaram a investir mais em seus sites, o que contribuiu para melhorar o posicionamento.
Depois disso, o Google lançou outras atualizações, para, dessa forma, diminuir os resultados de sites que continham estratégias obscuras, melhorando cada vez mais a qualidade das respostas que os usuários obtinham.
Em cada atualização que o Google lança, surgem também burburinhos sobre o fim do SEO.
Mas, a otimização de sites para mecanismos de busca é focada em entregar melhor resposta que o usuário busca.
A otimização é feita para oferecer a melhor experiência para o usuário, dentro do site, respeitando as regras impostas pelo Google.
Hoje o Google é o buscador mais popular no mundo todo, por isso, você vai encontrar mais informações sobre ele mais adiante.